Grêmio joga a vida no final de um ano para esquecer

Confronto contra o Atlético Mineiro na Arena quinta-feira é decisão de Copa do Mundo para os gremistas. Na última rodada, os dez jogos valem algo, mas, para o Tricolor, apenas três interessam

Independentemente do que acontecer na próxima quinta-feira, mesmo que o mais improvável e que todos os gremistas querem se realize, 2021 será para sempre um ano para esquecer. E não é apenas pela pandemia ou por problemas pessoais, mas porque, depois de 37 rodadas (sendo 36 delas na zona do rebaixamento), o Grêmio deixou para decidir sua vida na última.

Tricolor não depende de si para atingir o objetivo neste ano para esquecer. - Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPATricolor não depende de si para atingir o objetivo neste ano para esquecer. – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA

E não faltaram oportunidades para acabar com o martírio antes do fim. Mais de uma vez, o Tricolor precisava vencer ou mesmo empatar um determinado jogo para sair do Z-4, e perdia. Até agora foram inexplicáveis 19 derrotas. É o mesmo que passar um turno inteiro sem marcar um mísero ponto.

A última foi em um jogo que poderia mudar tudo. A recente derrota para o Bahia, em Salvador, por 3 a 1. Tivesse terminado empatado, os dois tricolores estariam, mantidos os demais resultados, iguais, com 41 pontos.

Vitória contra o Bahia na Fonte Nova teria mudado o cenário para a última rodada. – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPAVitória contra o Bahia na Fonte Nova teria mudado o cenário para a última rodada. – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Se o clube gaúcho, porém, tivesse vencido fora de casa, quem estaria fazendo toda essa matemática seriam os torcedores baianos. Neste caso, uma vitória simples na quinta-feira, em Porto Alegre, contra os reservas do Atlético Mineiro seria suficiente para permanecer na Série A sem depender de outros resultados.

IMORTALIDADE POSTA À PROVA

Se o Grêmio vencer o Atlético Mineiro, o Bahia for derrotado pelo Fortaleza e o Juventude perder para o Corinthians, haverá a festa da tão criticada imortalidade tricolor. Afinal, faz três ou quatro rodadas que o time gaúcho tem tudo para morrer, e no final…

Entretanto, se o mais provável acontecer… Aí é que os gremistas terão 2021 para sempre como um ano para esquecer. Terceiro rebaixamento, mas dessa vez com um time milionário e com dinheiro em caixa. Tem explicação? Tem, mas dificilmente se saberá algum dia.

Há hipóteses? Há, mas vamos deixar para falar disso depois do resultado…

ROLETA RUSSA AO CONTRÁRIO

Graças ao G-9 da Libertadores, pela primeira vez na era dos pontos corridos, na última rodada os dez jogos valem alguma coisa. Mesmo com o campeão definido, todas as dez partidas têm interesses em jogo, de pelo menos um dos times.

Apesar disso, para o Grêmio apenas três jogos interessam. O que ele precisa ganhar e o que Bahia e Juventude precisam perder. Ou seja: no ano em que todos os dez jogos da última rodada valem alguma coisa, para o Grêmio, sete não valem absolutamente nada.

E neste “campeonato” com três times (Grêmio, Bahia e Juventude), o Grêmio atualmente é o terceiro, com três pontos a menos que os outros dois. Por isso, apenas uma combinação, das 27 possíveis, interessa.

É como se o Grêmio estivesse com um revólver de 27 balas apontado para a própria cabeça, com apenas uma chance de sobreviver. O bom, ou curioso, é que importam os resultados dos jogos, não os placares. Por ter mais vitórias que os concorrentes, se empatar em pontos, o Tricolor leva vantagem.

DIFERENÇA MÍNIMA

Se os resultados que o Grêmio espera se concretizarem, o time se salvará com a mesma pontuação de dois dos rebaixados. Entretanto, se por exemplo o Tricolor vencer, cairá por, no máximo, três pontos. Com tantas oportunidades para evitar 2021 será, mais uma vez, um ano para esquecer.

O presidente Romildo Bolzan declarou, na entrevista coletiva após o empate com o Corinthians, no último domingo, que permaneça na Série A ou seja rebaixado, o Grêmio “mudará de patamar”. Certamente para baixo, mas ainda resta saber o quanto.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Grêmio

Loading...