Para Felipão, o principal da vitória sobre o Flamengo foi o aumento da confiança

Mesmo com o bom aproveitamento do time sob seu comando, treinador mantém os pés no chão. Para ele, o resultado do último domingo foi bom, mas há muito a melhorar

Confiança. Para o técnico gremista, Luiz Felipe Scolari, esta é a principal consequência da vitória do último domingo sobre o Flamengo, em pleno Maracanã, por 1 a 0. Segundo ele, os três pontos são importantes para o Grêmio, mas a vitória em si “dá mais confiança, porque antes havíamos perdido em casa por 4 a 0.”

Felipão comemora o gol de Borja e o aumento da confiança do time. - Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAFelipão comemora o gol de Borja e o aumento da confiança do time. – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

“Aqueles dois resultados que tivemos na Copa do Brasil fizeram com que a gente tivesse hoje uma postura diferente, um olhar diferente em todos os momentos, e isso também nos dá confiança para o futuro”, destacou.

Com cinco vitórias nos últimos sete jogos (71% de aproveitamento), e 20 pontos conquistados nas últimas 11 partidas (60%), Felipão reconhece o crescimento, mas mantém o sinal alerta. “São números que não representam a realidade atual. Quando assumi, tínhamos dois pontos. O mérito não é só meu, mas é dos atletas que entenderam que nós tínhamos que tomar algumas atitudes e mudar algumas características.”

Para o planejamento do treinador visando à saída da zona do rebaixamento, inclusive, a vitória e os três pontos deste domingo foram um resultado além do projetado. “Se hoje tivéssemos empatado, com 20 pontos ou 21, eu estaria feliz porque é dentro daquele organograma de pontos que eu tinha para o primeiro turno. Hoje se encerra o primeiro turno para nós, são 19 jogos com 22 pontos.”

“Esta vitória veio num momento bom, que vai nos deixar com possibilidades de uma sequência melhor. Não podemos pensar só nos sete jogos nos quais conquistamos 15 pontos em 21, porque a gente perdeu bastante lá atrás. Então, no cômpito geral, eu acho que está bom”, destacou.

Sobre a mudança de comportamento do time desde que assumiu, Felipão foi direto. “O grupo entendeu a ideia desde o início, mas nós temos que entender as características do nosso grupo para poder usar da melhor forma possível”, explicou.

VILLASANTI PODE MELHORAR

Segundo o treinador, apesar da rápida adaptação Villasanti ainda pode melhorar – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPASegundo o treinador, apesar da rápida adaptação Villasanti ainda pode melhorar – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Em relação aos jogadores, o treinador elogiou a dupla de zaga Ruan e Rodrigues, que vem sendo titular, por serem zagueiros rápidos e com bons fundamentos. “Eles ainda podem melhorar, treinam para isso e têm a nossa confiança”. Outro que mereceu destaque foi o jovem Matheus Sarará. “Jogou pela primeira vez no Maracanã quarta-feira, e hoje já entrou bem mais esperto, com mais confiança.”

Felipão disse ainda que a facilidade de adaptação do paraguaio Villasanti, apesar de positiva, não o surpreendeu. “É capitão da seleção paraguaia, jogador do Arce (lateral do Grêmio nos anos 90, quando ele mesmo era o treinador tricolor), e eu sei como o Arce trabalha, como ele posta os jogadores em campo.”

“E o Villasanti adaptou-se perfeitamente ao Thiago Santos, que faz uma marcação um pouco mais forte e lhe dá confiança para uma saída mais qualificada, ou que eventualmente seja o armador do time. De acordo com o treinador, porém, Villasanti tem mais a demonstrar. “Tem um longo caminho ainda. Esperamos que ele siga melhorando e seja o jogador que o Arce nos disse.”

PUNHO CERRADO

No final do primeiro tempo, Felipão comemorou o gol de Borja, que deu a vitória ao Tricolor, com o punho cerrado. Segundo ele, o gesto simbolizou a importância da vitória contra o Flamengo. “Ganhar aqui no Maracanã, conquistar os três pontos, ainda mais num jogo de mais de 100 minutos. Nos dá uma possibilidade de sonhar melhor com a saída da zona de rebaixamento.”

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Grêmio

Loading...