Gesto foi uma resposta ao caso do último domingo na partida entre Internacional e Corinthians. Na oc ...
Reapresentação do Inter tem duas caras novas, dois retornos e seis dispensas
Clube promoveu mais quatro atletas do sub-20 e segue na busca de reforços. Redução de estrangeiros no elenco favorece a procura em países sul-americanos
Com apenas quatro reforços e pelo menos seis dispensas no time que em 2021 não conquistou título e ficou em 12º no Brasileirão, o elenco do Internacional se reapresentou na tarde desta terça-feira. O técnico Alexander Medina, seus auxiliares da comissão técnica e demais membros do plantel somam 41 pessoas, 24% a mais que os 33 jogadores.

Entre as quatro novidades do elenco, duas são velhas conhecidas no estádio: o meia argentino D’Alessandro, que vem para o Gauchão, e o goleiro Keiller, um dos nove gaúchos do elenco e que fez um razoável Campeonato Brasileiro pela Chapecoense, clube para o qual estava emprestado. O centroavante mineiro Wesley Moraes e o volante paulista Liziero são os únicos que ainda não conheciam as dependências do estádio colorado. Por enquanto, o time não conta com jogadores nascidos em Santa Catarina.
Deixaram o Colorado o goleiro Marcelo Lomba (ficou sem contrato e acertou com o Palmeiras), o lateral-direito Saravia (terminou o empréstimo e ele já foi reintegrado ao Porto-POR), o zagueiro Lucas Ribeiro (terminou o empréstimo e voltou para o Hoffenheim-ALE) e o meia-atacante Patrick (negociado com o São Paulo). O colombiano Juan Cuesta foi devolvido ao Independiente-COL. O zagueiro Zé Gabriel, que tem contrato até o final do ano, está acertando sua transferência – a direção confirmou a negociação, mas não informou o clube.
Há ainda um grupo de vinculados ao Inter que acertaram sua vida longe do Beira-Rio para mais uma temporada, todos por empréstimo: o goleiro Vitor Hugo (Figueirense), o zagueiro Pedro Henrique (La Serena-CHI), os meias Richard (CRB) e Ramon (Atlético-GO) e o atacante Guilherme Pato (Neftçi-Azerbaijão).
O lateral-esquerdo Moisés e os volantes Lindoso e Johnny tiveram seus vínculos renovados.
PANDEMIA
O zagueiro argentino Mercado e o meia paulista Boschilia foram dispensados da reapresentação. O primeiro testou positivo para Covid, e o segundo, com sintomas de gripe, está sob observação. Todos os atletas, nesta terça, foram submetidos a testes antes de adentrarem ao vestiário e serem apresentados à nova comissão técnica.
CRIAS DA CASA
Quatro jogadores do sub-20 foram promovidos: o zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara, o volante Matheus Dias e o atacante Nicolas. No final da temporada passada, já haviam “subido” o goleiro Anthoni e o centroavante Matheus Cadorini.
Com as saídas de Juan Cuesta e Saravia, além de Guerreiro, que rescindiu contrato no segundo semestre do ano passado, a quantidade de estrangeiros no elenco caiu de sete para quatro – restam os argentinos Mercado e Victor Cuesta, o uruguaio Bruno Méndez e o chileno Palácios. A CBF permite até cinco não brasileiros por partida, o que favorece o clube em sua procura por nomes do cenário sul-americano, indicados pelo técnico Medina. Os primeiros da lista são os jogadores do Talleres-ARG, onde o treinador atuou nos últimos três anos. Porém, como o clube teve desempenho muito acima da média em 2021, os atletas estão muito valorizados, na mira de gigantes argentinos e de europeus, o que dificulta para o Colorado.
A direção segue na busca de atacantes que atuam pelos flancos – de preferência, um canhoto. E procura também um lateral-direito, pois o titular para começar o Gauchão, atualmente, é Heitor, reserva em 2021 e que não goza de grande prestígio junto aos dirigentes do futebol. A estreia na competição será contra o Juventude, dia 22.
A direção avalia a possibilidade de fazer uma pré-temporada de 30 dias, na qual os atletas seguirão rigorosa preparação física e não participarão de jogos oficiais. Uma cidade de Santa Catarina chegou a ser sondada, mas devido à pandemia, o departamento de futebol repensou o plano e tende a seguir com os trabalhos no Beira-Rio. Se o período for mesmo de um mês, as primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho serão disputadas pelo time sub-20.
Confira o grupo que inicia os trabalhos:
Goleiros: Anthoni, Daniel, Emerson Junior, Keiller
Zagueiros: Bruno Méndez, Gabriel Mercado*, Kaique Rocha, Rodrigo Moledo, Tiago Barbosa, Victor Cuesta
Laterais: Heitor, Lucas Mazetti, Moisés, Paulo Victor, Thauan Lara
Meio-campistas: Boschilia*, D’Alessandro, Edenilson, Johnny, Liziero, Lucas Ramos, Matheus Dias, Mauricio, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso
Atacantes: Caio Vidal, Gustavo Maia, Matheus Cadorini, Nicolas, Taison, Palacios, Wesley Moraes, Yuri Alberto.
*afastado por estar com o Covid-19
** com sintomas de gripe, foi afastado ficará sob observação nos próximos dias