Fábio Machado

fabio.machado@ndmais.com.br Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.


Jô Soares e o seu lado amante do futebol; torcedor do Fluminense e espectador da Copa de 1954

A morte do escritor, ator, dramaturgo, tocador de bongo e comediante Jô Soares abalou o Brasil nesta manhã com a sua morte aos 84 anos. Artista polivalente, atuava em várias com extrema dedicação e um talento único. Jô Soares, como bom brasileiro que era, amava e entendia muito de futebol.

Além do seu famoso quadro que pedia para o treinador Telê colocar ponta na seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 (relembre aqui), Jô, que era torcedor do Fluminense e foi homenageado pelo clube nas suas redes sociais nesta sexta (05), esteve presente na Copa do Mundo da Suíça, em 1954. Na época ele era estudante de um colégio interno daquele país.

Essa sua aventura bem-humorada na Copa do Suíça se transformou no livro “A Copa Que Ninguém Viu e a Que Não Queremos Lembrar” (editora Companhia das Letras, 1994), escrito em parceria com Roberto Muylaert e Armando Nogueira.

Livro em que Jô Soares fala sobre a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Ele estava lá. – Foto: Companhia das Letras/divulgaçãoLivro em que Jô Soares fala sobre a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Ele estava lá. – Foto: Companhia das Letras/divulgação

Apesar de ter presenciado a “Batalha de Berna” jogo em que o Brasil “com o seu complexo de vira-latas”, como falava Nelson Rodrigues, perdeu para a Hungria “na porrada” e no gramado por 4 x 2 e foi eliminado da Copa de 1954, Jô Soares encarava como importante lição para as conquistas seguintes da Seleção Brasileira.  Valeu, Jô. O futebol agradece a sua contribuição: “Um beijo do gordo”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...