Na briga para escapar do rebaixamento, Grêmio vence o Cuiabá com gol de Borja

Tricolor contou com a ajuda do VAR para ficar com a vitória. Paraguaio Villasanti teve boa participação na estreia, apesar da baixa qualidade técnica do confronto

O Grêmio foi a Cuiabá nesta quarta-feira precisando vencer de qualquer jeito. E, para isso, seguiu à risca o que disse o técnico Luis Felipe Scolari na coletiva após a derrota para o São Paulo, no último sábado: “se preocupem em vencer, não em jogar bonito”. A vitória só veio em um pênalti marcado pelo VAR e convertido pelo centroavante Borja.

Borja cobra o pênalti que deu a vitória ao Grêmio na noite desta quarta-feira – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPABorja cobra o pênalti que deu a vitória ao Grêmio na noite desta quarta-feira – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O jogo marcou a estreia de Mathias Villasanti. Participativo, o paraguaio teve alguns bons momentos. Douglas Costa, melhorando a cada jogo, fez algumas jogadas importantes no primeiro tempo.

Se algumas individualidades se destacaram, coletivamente o time até teve momentos melhores, mas no geral não foi tão bem. Mesmo com boas trocas de passes, o Grêmio não conseguiu escapar da marcação do Cuiabá.

Na coletiva após o jogo desta quarta-feira, Felipão destacou que a prioridade neste momento é o Campeonato Brasileiro, e a Copa do Brasil terá o seu momento. O treinador também disse que, segundo sua projeção, o Grêmio deveria ter feito 13 dos últimos 21 pontos, quando fez apenas 11. Por isso ele acredita que o time deve levar aproximadamente sete jogos para deixar a zona de rebaixamento. “Não adianta eu dizer para o torcedor que será em duas rodadas. Não será, os outros times também vão vencer, empatar etc.”

Sobre a chegada de Campaz, o vice-presidente de futebol Marcos Herrmann afirmou, também na coletiva, que o jogador chega a Porto Alegre ainda na noite desta quarta-feira. Na manhã desta quinta-feira ele fará exames e assinará contrato. Pela previsão do Grêmio, seu nome estará no BID na próxima segunda-feira, lhe dando condições de jogo.

O JOGO

Primeiro tempo

06min – Grêmio no ataque com Borja, para fora.

16min – Alisson desperdiça chance chutando cruzado.

18min – Em lançamento de Maicon, Alisson foi derrubado na área. O jogo seguiu, mas o juiz chamou o VAR e acabou dando o pênalti. Borja cobrou e colocou o Grêmio em vantagem. 1×0.

26min – Maicon sentiu a virilha e acabou substituído por Lucas Silva.

38min – O melhor lance do primeiro tempo. Depois de boa troca de passes, Douglas Costa dribla o marcador na ponta direita e cruza na cabeça de Borja, que obriga o goleiro Walter a fazer uma boa defesa.

48min – Momento de perigo. Borja erra a saída de bola e o Cuiabá chega com perigo pela primeira vez. Fim do primeiro tempo.

Segundo tempo

O Grêmio volta do intervalo com Jean Pyerre no lugar de Lucas Silva, lesionado. A mudança abre espaços, e quem começa a segunda etapa no ataque é o Cuiabá.

2min – João Lucas cruza e Clayson perde uma chance clara e sem marcação.

8min – Clayson chuta da intermediária e obriga Gabriel Chapecó a saltar para fazer a defesa no canto.

14min – Clayson cobra falta por cima da barreira, nas mãos de Gabriel Chapecó.

23min – Borja escapa na intermediária sem marcação. O zagueiro vence na corrida e intercepta o atacante na chegada na área.

42min – Cobrança de escanteio para o Grêmio. Confusão na área e o time perde grande chance.


Com a vitória, o Grêmio chega a 13 pontos, mas segue na penúltima colocação, com um jogo a menos. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Sport, com 17. O próximo desafio do Tricolor é sábado, às 19 horas, contra o Bahia – 13º colocado com 18 pontos –, na Arena.

Ficha do jogo:

Cuiabá 0 x 1 Grêmio
Data 18/08/2021.
Horário: 19 horas.
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT).

Gol: Borja (Grêmio), aos 18 minutos (1T), de pênalti.

Cartões amarelos:
João Lucas (Cuiabá)
Vanderson, Ruan, Rafinha e Thiago Santos, JP (Grêmio)

Arbitragem:
Árbitro: Léo Simão Holanda
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Cleberson do Nascimento Leite

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futebol Brasileiro

Loading...