Fábio Machado

Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.


Daqui a uma semana começa o Catarinense 2021 com o favoritismo total da Chapecoense

O estadual de 2020 está programado para iniciar exatamente daqui a uma semana. A Chapecoense, representante de SC na Série A é o time a ser batido. Favoritismo total para levantar mais um caneco.

Daqui exatamente a uma semana, a bola vai começar a rolar em nossos gramados pelo campeonato catarinense, edição 2021. E nas rodadas iniciais – e possivelmente assim até a final – com a garantia de que não teremos a presença das torcidas nas arquibancadas por causa da pandemia, assim como ocorreu na retomada do estadual do ano passado. Pelas movimentações das equipes até aqui, nada de muitas novidades, ou contratações “bombásticas”.  De olho em mais um estadual deficitário e nos apertados caixas financeiros, os investimentos estão tímidos. A Chapecoense, aparece como o grande time favorito para a conquista do bicampeonato. A base já está formada, o que muito importante diante da falta de tempo, sem contar que entra no campeonato com um time vencedor, de série A.

Chapecoense, campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de 2020. Favoritismo para a conquista do campeonato estadual – Foto: Márcio Cunha/ACF/DivulgaçãoChapecoense, campeã da Série B do Campeonato Brasileiro de 2020. Favoritismo para a conquista do campeonato estadual – Foto: Márcio Cunha/ACF/Divulgação

Logo abaixo, aquele bloco que sempre aparece como postulante ao título, se não pela força técnica, mas pelo peso histórico das camisas: Avaí, Figueirense, Criciúma, Joinville e o Brusque, recém incluído nessa lista pelas últimas conquistas e acessos. Na outra parte, os times considerados de “menores expressões”: Próspera, Marcílio Dias, Juventus, Hercílio Luz, Metropolitano e Concórdia, mas que não podem ser desprezados, pois geralmente uma dessa equipes costuma fazer um bom campeonato e surpreender muitos grandes, como o time de Jaraguá do Sul no último estadual, por exemplo. Que a bola role então, para mais um campeonato catarinense.