Fábio Machado

fabio.machado@ndmais.com.br Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.


A dura realidade da eliminação precoce do Figueirense no brasileiro da Série C

O Figueirense, clube acostumado a enfrentar os grandes do futebol brasileiro, está eliminado ainda na primeira fase da Série C. Faltou entender a dificuldade e seriedade da competição.

Figueirense, mais um no “inferno” da Série C – Foto: Patrick Floriani/FFC/NDFigueirense, mais um no “inferno” da Série C – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND

O Figueirense está eliminado do campeonato Brasileiro da Série C. De forma precoce, ainda na primeira fase e com uma rodada de antecedência. O Alvinegro ainda “resistiu” dando esperanças para o seu torcedor na competição, porque o Criciúma resolveu brincar com a sorte patinando nas últimas rodadas. Caso contrário, o Figueirense teria se despedido, há 2 ou 3 rodadas atrás. A eliminação precoce e a garantia de pelo menos mais uma temporada na “terceirona” do futebol é brasileiro é ruim moralmente e um desastre em termos financeiros. É ruim moralmente porque o time do Scarpelli é a equipe que mais disputou a Série A representando o estado de Santa Catarina, ou seja, enfrentou de igual para igual as melhores equipes do futebol brasileiro com o seu estádio absolutamente lotado. Fora de casa, o Alvinegro derrotou os grandes em seus próprios gramados. Hoje, no ano de 2021, ano do centenário, os adversários do Figueirense no brasileiro são equipes que só conhecíamos nas tabelas do jornal ND publicado nas segundas feiras. E a permanência na série C é péssima em termos financeiros porque durante mais um ano, pelo menos, o valor dos patrocínios e o dinheiro recebido das TVs também é incomparavelmente inferior aos clubes que disputam as séries B ou A. Resumidamente é o seguinte: se equipes que disputam as primeiras e segundas divisões estão reclamando, imagina então a situação do Figueirense na Série C?

LIÇÕES DA ELIMINAÇÃO

O brasileiro da série C é um campeonato difícil e complicado. Em vários comentários fiz esse alerta aqui nesta coluna diária. Assim como em vários momentos, alertei sobre a passividade do treinador Jorginho, e da diretoria em geral, sobre a demora de buscar uma reação na competição ainda no turno. Enquanto as derrotas eram amenizadas com “no próximo jogo vamos reagir”, os adversários não entendiam e iam acumulando pontos pressionado para que o Alvinegro precisasse de um rendimento de líder para buscar a classificação. Reação até veio, porém tardia. Que as lições dessa eliminação precoce sejam assimiladas.

No ano do Centenário, as dificuldades da retomada do clube. Eliminação da Série C traz sérios prejuízos.  – Foto: Patrick Floriani/FFCNo ano do Centenário, as dificuldades da retomada do clube. Eliminação da Série C traz sérios prejuízos.  – Foto: Patrick Floriani/FFC

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...