“Forte na bola parada”, conheça Júnior Rocha, técnico do Figueirense para 2022

Setorista do Ypiranga, última equipe comandada pelo novo treinador do Alvinegro, rasgou elogios ao profissional e afirma que a saída não era um desejo da diretoria da equipe de Erechim

O Figueirense anunciou, na última terça-feira (23), o nome do substituto de Jorginho para o cargo de técnico. Trata-se de Júnior Rocha, 40 anos, com passagens pelo Barra, de Balneário Camboriú, e pelo Ypiranga-RS, onde conseguiu levar a equipe para a segunda fase da Série C, feito que o Furacão do Estreito não alcançou.

Júnior Rocha fez uma campanha de destaque pelo Ypiranga, mesmo sem a vaga para a Série B de 2022 – Foto: Ypiranga/Divulgação/NDJúnior Rocha fez uma campanha de destaque pelo Ypiranga, mesmo sem a vaga para a Série B de 2022 – Foto: Ypiranga/Divulgação/ND

A reportagem do ND+ conversou com o jornalista Fabio Lazzarotto, da rádio Cultura, de Erechim (RS), e que acompanha o Ypiranga há 16 anos. Segundo ele, Júnior Rocha é da nova geração de treinadores, busca se atualizar e mostra-se fiel com a sua metodologia de trabalho.

“Sem dúvida alguma vai deixar bastante saudade em Erechim. Ele foi um dos melhores do Campeonato Gaúcho quando teve um time de qualidade na mão”, relata Fabio Lazzarotto.

Partida entre Figueirense e Ypiranga, no estádio Orlando Scarpelli, terminou em 1 a 1 – Foto: Lucas Gabriel/Ypiranga/Divulgação/NDPartida entre Figueirense e Ypiranga, no estádio Orlando Scarpelli, terminou em 1 a 1 – Foto: Lucas Gabriel/Ypiranga/Divulgação/ND

O Canarinho terminou a campanha no estadual de 2021 na 5ª colocação com 16 pontos, sendo apenas um atrás do Caxias, primeira equipe dentro da zona de classificação para a próxima fase.

Apesar disso, o Ypiranga deu trabalho para a dupla GreNal. Mesmo com a derrota de 4 a 2 para o Colorado e 3 a 2 para o Grêmio, mostrou competitividade ao longo dos 90 minutos. O destaque fica para a vitória de 1 a 0 diante do Brasil (RS), que disputou o Campeonato Brasileiro Série B.

Comportamento em campo

Com bola rolando, o time do técnico Júnior Rocha costuma se portar no esquema 4-2-3-1, sendo com os extremos abertos nas pontas do campo para recompor na parte defensiva e dar velocidade na transição entre o meio e o setor de ataque.

Esquema tático usado pelo técnico Júnior Rocha durante a sua passagem pelo Ypiranga – Foto: Tactical Board/Reprodução/NDEsquema tático usado pelo técnico Júnior Rocha durante a sua passagem pelo Ypiranga – Foto: Tactical Board/Reprodução/ND

“Um dos fatores de desequilíbrio foi justamente a forte bola parada. É um bom treinador e um dos melhores que já passou pelo Ypiranga desde que acompanho nos últimos 16 anos. Ficará um sentimento de perda com a saída dele”, explica Fabio Lazzarotto.

Mesmo com apenas uma temporada no comando do Canarinho de Erechim, foi o tempo suficiente para o treinador se valorizar e mostrar o seu trabalho no cenário nacional.

“O clube queria renovar, fez as propostas possíveis para isso, mas saiu valorizado porque quem viu o time sabe que era cheio de limitações e conseguiu levar para o quadrangular da Série C”, finaliza o jornalista.

Vale ressaltar que o Ypiranga terminou na 3ª colocação, acima do Criciúma e do próprio Figueirense. Já no quadrangular final, a equipe ficou apenas na 4ª posição do grupo e somou seis pontos, sendo uma vitória, três empates e duas derrotas.

Os dois jogos entre o Canarinho, sob o comando do Júnior Rocha, e o Furacão do Estreito terminaram empatados. O primeiro, no Colosso da Lagoa, em Erechim, terminou sem gols. Já o segundo, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Bruno Pereira marcou para o Alvinegro e Diego Quirino deixou tudo igual.

O primeiro compromisso do Figueirense em 2022 será contra o Avaí pela Recopa Catarinense 2022 no dia 19 de janeiro, às 19h30, no estádio da Ressacada, na Capital.

Já pelo Campeonato Catarinense, a estreia será contra o Joinville, no dia 23 de janeiro, às 16h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Figueirense

Loading...