Guia do Catarinense: Figueirense aposta em renovação no elenco para atingir metas de 2022

- +
Furacão do Estreito aposta na coletividade do elenco comandado por Júnior Rocha para voltar a levantar o troféu do Campeonato Catarinense; time chega embalado pelo título da Recopa

Nome: Figueirense Futebol Clube

Fundação: 12 de junho de 1921 (99 anos)

Títulos: Torneio Mercosul (1995), Torneio de Paranaguá (1951), Campeonato Catarinense (18x), Recopa Catarinense (2019 e 2022), Supercampeonato Catarinense (1996), Copa Santa Catarina (3x), Taça Santa Catarina (1986), Torneio Início do Campeonato Catarinense (1924)

Mascote: Furacão

Resumo: Depois do fracasso na Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado e de uma série de mudanças dentro e fora de campo, o Figueirense renovou com alguns jogadores e contratou outros, com o objetivo de voltar à Série B. A equipe começou o ano com o título da Recopa Catarinense e abriu a temporada dando esperanças ao seu torcedor.

Técnico: Júnior Rocha, 40 anos

Técnico Júnior Rocha em treino do Figueirense – Foto: Figueirense/Divulgação/NDTécnico Júnior Rocha em treino do Figueirense – Foto: Figueirense/Divulgação/ND

Melhores participações no Catarinense: Campeão (18x) em 1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2014, 2015 e 2018.

Elenco

Até aqui foram 15 nomes confirmados para a temporada de 2022, além de outros atletas integrados das categorias de base. Eles se juntam ainda aos jogadores confirmados da temporada passada. Os reforços foram os seguintes:

Goleiro Vitor Hugo, laterais Muriel e Zé Mário,zagueiros Kelvin, Luis Fernando, Maurício, e Pablo, os volantes Clayton e João Victor, os meias Kauê e Luis Gustavo, além dos atacantes Alex, Gustavo Índio, Luizinho e Thiaguinho

Eles se juntam aos goleiros Rodolfo Castro e Antônio, os zagueiros Eduardo Café, Natan Masieiro e Vinicius Nucci, os volantes Carlos Gabriel, Oberdan, Natan Alves, Patrick e Uesley Gaúcho, ao meia Richelmy e os atacantes Andrew e Paolo.

Goleiros: Antônio, Rodolfo Castro, Vitor Hugo

Laterais: Eduardo Café, Muriel, Natan Masieiro, Vinicius Nucci, Zé Mário

Zagueiros: Gabriel Nazário, Kelvin, Luis Fernando, Maurício, Pablo

Volantes: Carlos Gabriel, Clayton, João Victor, Oberdan, Natan Alves, Patrick, Uesley Gaúcho

Meias: Kauê, Luis Gustavo, Richelmy

Atacantes: Alex, Andrew, Gustavo Índio, Luizinho, Paolo, Thiaguinho

Provável time

Com novos reforços e com um elenco totalmente reformulado, o Figueirense deve mandar a campo contra o Joinville neste domingo (23), às 21h, no estádio Orlando Scarpelli, o mesmo time que venceu a Recopa Catarinense por 3 a 1, contra o Avaí.

No jogo de estreia na temporada, o Figueirense mostrou uma prévia do que pode ser o trabalho de Júnior Rocha durante o ano. Organizado, com posse de bola e com jogadas trabalhadas. Destaque para o volante Oberdan, que atuou mais a frente e marcou dois gols contra o rival, Avaí.

“Eu posso dar certeza que não vamos deixar o título e a vitória em cima do rival subir para a cabeça. Não adianta você colocar um prato de comida nutritiva para quem não tem fome. Aqui, todo mundo tem fome de vencer. Temos muito a trabalhar ainda. É só o começo. E a gente precisa da torcida. A atmosfera que vimos hoje foi essencial, e a gente precisa da torcida”, reforça Júnior Rocha.

Destaques

Oberdan comemora gol pelo Figueirense contra o Avaí na decisão da Recopa Catarinense- Foto: R. Pierre/Estadão Conteúdo/NDOberdan comemora gol pelo Figueirense contra o Avaí na decisão da Recopa Catarinense- Foto: R. Pierre/Estadão Conteúdo/ND

Como já era esperado, o meia Oberdan, de 26 anos, deve ganhar mais espaço no meio-campo com Júnior Rocha para ser mais participativo nas jogadas ofensivas, o que o torna um jogador diferenciado.

Outro jogador com potencial para se destacar nesta temporada é o atacante Andrew. O jogador é um dos remanescentes do ano passado e deve assumir a braçadeira de capitão do Furacão. Entre as características marcantes está sua habilidade no um contra um e a sua velocidade.

Dos contratados, o volante experiente Clayton, de 33 anos, que foi destaque no Ypiranga (RS) no ano passado, pode fazer a diferença no meio-campo do Figueirense. Entre as qualidades, destaca-se a boa saída de bola, a movimentação e a marcação eficiente.

Além dele, outro jogador que veio do Ypiranga (RS) e pode agregar durante a temporada, é o lateral-direito Muriel, de 33 anos. O jogador chama atenção pela experiência e participação das jogadas ofensivas.

Estádio

Estádio Orlando Scarpelli, casa do Figueirense, localizado no bairro Estreito. – Foto: Arquivo FFC/divulgação/NDEstádio Orlando Scarpelli, casa do Figueirense, localizado no bairro Estreito. – Foto: Arquivo FFC/divulgação/ND

Nome: Estádio Orlando Scarpelli

Capacidade: 19.584 pessoas

Inauguração: 13 de setembro de 1960

Público recorde: 31.098 pessoas

Uniformes

A Volt Sport apresentou as novas camisas do Figueirense para a temporada 2022, em que a equipe disputa o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C. - Figueirense/Divulgação/ND
1 3
A Volt Sport apresentou as novas camisas do Figueirense para a temporada 2022, em que a equipe disputa o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C. - Figueirense/Divulgação/ND
Este ano o clube ainda apresentou a camisa número três e a de goleiro. - Figueirense/Divulgação/ND
2 3
Este ano o clube ainda apresentou a camisa número três e a de goleiro. - Figueirense/Divulgação/ND
Uma homenagem ao primeiro manto Alvinegro na qual se tem registro. - Figueirense/Divulgação/ND
3 3
Uma homenagem ao primeiro manto Alvinegro na qual se tem registro. - Figueirense/Divulgação/ND

Primeiros jogos

23/01 – Figueirense x Joinville às 19h – Orlando Scarpelli

26/01 – Barra x Figueirense às 19h – Gigantão das Avenidas

29/01 – Concórdia x Figueirense às 16h30 – Domingos Lima

03/02 – Figueirense x Camboriú às 21h30 – Orlando Scarpelli

06/02 – Hercílio Luz x Figueirense às 16h – Aníbal Costa

09/02 – Figueirense x Marcílio Dias às 19h – Orlando Scarpelli

12/02 – Chapecoense x Figueirense às 16h30 – Arena Condá

16/02 – Figueirense x Avaí – 20h – Orlando Scarpelli

20/02 – Juventus x Figueirense – 16h – João Marcatto

26/02 – Figueirense x Próspera – 16h – Orlando Scarpelli

06/03 – Brusque x Figueirense – às 16h – Augusto Bauer