Técnico Branco aproveita momento de vantagem no campeonato para lançar jovens entre titulares

Guilherme Lazaroni, de 19 anos, vai estrear entre os 11 contra o Brusque, no domingo

Fernando Mendes/ND

Lazaroni vai jogar como titular diante do Brusque

Mais um jogador da base do Figueirense deve estrear como titular na partida contra o Brusque, neste domingo, às 16h, no estádio Augusto Bauer. Depois de Léo, Héber e Jean Deretti, chegou a vez do meia Guilherme Lazaroni iniciar entre os 11 neste Estadual.
O jogador de 19 anos treinou no elenco principal durante a semana e pode entrar na vaga deixada por Botti, que fraturou a mão esquerda e será poupado mais uma vez. Sobre a chance, Lazaroni se diz pronto. “Independente de entrar jogando ou não, estou preparado”, garantiu.
Dar oportunidade aos jovens tem sido uma das marcas de Branco, em seu primeiro trabalho como técnico. Todos os sete atletas que subiram do juniores para o profissional já vestiram a camisa alvinegra pelo menos uma vez este ano. “Gosto muito de valorizar o trabalho de base do clube onde eu trabalho. A garotada tem que ter oportunidade e isto tem que fazer parte da cultura de um clube”, destacou.
Com seis jogadores sem condições de jogo (Botti, Guti, Héber, Franco Niell, Toró e Ricardo) e quatro suspensos (Ygor, Canuto, Pablo e Guilherme Santos), a vantagem no campeonato permite ao treinador lançar os garotos e ao mesmo tempo dar ritmo de jogo para quem volta de lesão. Fora do time desde a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético de Ibirama, no dia 3 de março, Fred retorna à zaga ao lado de Sandro. O meia Fernandes, que também ficou parado um mês, treinou entre os titulares na segunda metade do coletivo de sexta e é opção no banco de reservas.
Em 16 partidas no ano, Branco utilizou 28 jogadores, mas avisa que o rodízio para ao final do returno. “Na semifinal vamos manter uma equipe. Não tem como ficar mudando”, garantiu.

Cria do Cambirela

Guilherme Lazaroni começou sua trajetória no Figueirense em 2008. Em uma peneira com 40 candidatos, o garoto de 15 anos chamou a atenção do então treinador das categorias de base do Figueirense, Hemerson Maria, atual técnico do Avaí.
O meia se diz muito feliz no clube e tem algumas metas a cumprir neste primeiro ano no profissional. “Meu objetivo é ganhar o Catarinense. Não existe coisa melhor do que começar com o título no primeiro campeonato. Depois, no Brasileiro, quero me firmar no time e ajudar o Figueirense”, afirmou.
Guilherme é natural de Rio Claro (SP). Apesar do sobrenome, não tem parentesco com o ex-técnico da seleção brasileira Sebastião Lazaroni. “Os colegas brincam que sou sobrinho dele. Mas Guilherme Lazaroni está crescendo agora. O Lazaroni, que tem história, já passou, agora está vindo outro”, disse, cheio de personalidade.

Rival motiva o rebaixado Brusque

Rebaixado, o Brusque recebe o Figueirense apenas para cumprir tabela. O técnico Joceli dos Santos espera que a importância do adversário sirva de motivação para a superação de seus jogadores.
A diretoria espera o fim do Catarinense para anunciar a dispensa de jogadores. Não está descartada a demissão do técnico. O clube está credenciado a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, mas a falta de um patrocinador de peso pode tirar o Brusque da disputa.

Alvinegra

Testes
A vaga de terceiro homem de meio-campo segue sendo a mais testada pelo técnico Branco. Além do jovem Guilherme Lazaroni e do ídolo Fernandes, o meia Pitoni treinou entre os titulares ao final do treino de sexta-feira. O paraguaio ainda não jogou nesta temporada.

Ficha Técnica

Brusque

João Ricardo; Marcelo Guerreiro, Clayton, Heverton e Rafinha; Luiz Henrique, Pereira, Evandro e Cléberson; Felipe Oliveira e Cris. Técnico: Joceli dos Santos

Figueirense

Wilson; Léo, Sandro, Fred e Hélder; Túlio, Doriva, Guilherme Lazaroni (Fernandes) e Roni; Aloisio e Julio Cesar. Técnico: Branco

Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque. Data: 08/04/2012. Horário: 16h. Arbitragem: Jefferson Schmidt, auxiliado por Eberval Lodetti e Helton Nunes.

Acesse e receba notícias de Brusque e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Figueirense