Fábio Machado

Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.


Vídeo: Marcou um “gol de placa”? Então merece uma placa, é claro. Correta atitude.

O meia Lincon recebeu uma placa das mãos do presidente do Figueirense, Norton Boppré. O "gol de placa" é instituição nacional e merece ser preservado em nome da qualidade. Belíssima ação da diretoria.

O “gol de placa” é instituição nacional. E como tal, deve ser preservado no futebol brasileiro em nome da qualidade, da categoria e da estética visual do lance.  O termo surgiu exatamente no dia 5 de março de 1961, quando o rei Pelé marcou um golaço na vitória do Santos diante do Fluminense por 3 x 1 no estádio do Maracanã. O gol foi tão espetacular, que o então jornalista esportivo Joelmir Beting, que escrevia no jornal O Esporte” teve a ideia de mandar confeccionar uma placa para entregar ao Rei pelo feito.

Lincon recebe uma placa gol anotado no estádio Orlando Scarpelli – Foto: Reprodução/TV FigueiraLincon recebe uma placa gol anotado no estádio Orlando Scarpelli – Foto: Reprodução/TV Figueira

Daí em diante, o termo “gol de placa” passou a fazer parte do futebol brasileiro, seja nas expressões dos narradores, ou mesmo nas homenagens físicas como a diretoria do Figueirense fez nesta manhã de quinta(08) ao entregar uma placa ao meia Lincon que marcou do meio da rua um gol diante do Hercílio Luz no dia 31 de março no estádio Orlando Scarpelli. E se o gol de placa surgiu com o Pelé (quem mais poderia ser?) o meia do Figueirense ficou reconhecido por ter anotado justamente “o gol que o Pelé não fez” em alusão a jogada do rei diante da Tchecoslováquia na Copa do Mundo de 1970 no México.  Parabéns, diretoria do Figueirense pela homenagem.

No vídeo abaixo a matéria do departamento de comunicação do Figueirense.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.