Futebol recreativo está liberado em Xanxerê a partir desta terça-feira

A autorização ocorre por meio do decreto nº 218/2020 e permite atividades somente para atletas maiores de 16 anos

As atividades de futebol recreativo, que estavam suspensas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, estão autorizadas, a partir desta terça-feira (08), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A liberação ocorre por meio do decreto nº 218/2020 que permite às atividades somente para atletas a partir dos 16 anos. Os jogos poderão ocorrer em dias alterados de acordo com a portaria SES nº 664 de 03 de setembro de 2020. 

Liberação é apenas para o futebol recreativo  – Foto: Divulgação/ND

De acordo com o diretor de esportes de Xanxerê, Péricles Correia, nos dias das partidas, somente podem acessar o local e suas dependências as pessoas diretamente envolvidas nos jogos e em número reduzido ao mínimo necessário para sua execução, sem comprometimento de ordem organizacional e de segurança. 

“A autorização prevista no decreto será apenas para futebol recreativo e não para futebol de competições. Essa liberação também poderá ser revogada a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia e do impacto na rede de atenção à saúde. Além disso, para garantir que as normas sejam seguidas, os jogos serão fiscalizados pela equipe que realiza a força-tarefa no município”, explica o diretor de esportes.

Durante as atividades, os atletas e demais pessoas presentes no local devem usar máscara, retirando apenas quando estiverem jogando. Os árbitros devem fazer uso de máscaras e protetor facial (face shield) durante os jogos, utilizando apitos eletrônicos.

Estão proibidas as rodas de aquecimento e confraternizações, antes e após o jogo, assim como o cumprimento físico inicial e/ou final entre os praticantes. Estão proibidas também a presença de acompanhantes dos jogadores, o uso de churrasqueiras para confraternizações, o uso de coletes que identificam os times e a utilização de vestiários.

+

Futebol Amador