Governo libera volta do público aos estádios de SC; veja data e regras

Jogos da Copa Santa Catarina nesta semana já terão torcedores; entre as regras estão a capacidade máxima de 30% de público e distanciamento na arquibancada

O governo de Santa Catarina divulgou, no início da noite desta segunda-feira (13), a portaria com o regramento do retorno do público aos estádios no Estado. O documento foi definido após reunião entre o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), representantes dos clubes catarinenses e da FCF (Federação Catarinense de Futebol) nesta manhã.

Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, recebe o primeiro jogo com público em SC – Foto: Instagram Os Tigres/Reprodução/NDEstádio Heriberto Hülse, em Criciúma, recebe o primeiro jogo com público em SC – Foto: Instagram Os Tigres/Reprodução/ND

Entre as regras para acesso aos estádios está a comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 horas antes da partida ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 por swab realizado nas últimas 48 horas antes com resultado “negativo, não reagente ou não detectado”.

A verificação e fiscalização dos comprovantes de vacinação e dos exames negativos das pessoas que adquiram ingresso e pretendam acessar os estádios é obrigação do clube mandante onde ocorrerá o jogo.

>> Confira o documento na íntegra

Com isso, as partidas da Copa Santa Catarina, que inicia na próxima quarta-feira (15), já terão a presença dos torcedores. O primeiro jogo com público será entre Criciúma e Hercílio Luz no estádio Heriberto Hülse, às 19h30.

Procurado pela reportagem do ND+, o Tigre, por meio de assessoria, afirmou que a diretoria concederá uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (14) detalhando como será a venda de ingressos para o confronto.

A segunda partida, também na quarta-feira, será entre Figueirense e Juventus, às 20h. O jogo entre Caçador e Joinville, às 15h, ainda não terá a presença de público, uma vez que o estádio Carlos Alberto Costa Neves passa por obras de adequação para receber os torcedores.

Avaí e Marcílio Dias se enfrentam no estádio da Ressacada apenas no próximo domingo (19), às 15h. Lembrando que a liberação, neste primeiro momento, é válida apenas para competições estaduais, como a Copa Santa Catarina.

Confira as regras:

  • A ocupação máxima por estádio será de 30% das cadeiras ou similares;
  • Os clubes deverão apresentar o Plano de Contingência;
  • A comercialização de ingressos deve ser realizada preferencialmente por meio eletrônico, podendo também ser feita de forma presencial, sendo obrigatória a emissão de ingresso nominal;
  • Para acesso ao estádio, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação completa tendo 14 dias de intervalo da segunda dose ou do laudo de exame RT-qPCR ou Pesquisa de Antígeno com resultado negativo;
  • O uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de realização do evento;
  • Apenas será permitida presença de público nos setores com assentos numerados;
  • É vedada a presença do público em pé;
  • Os portões devem ser abertos com no mínimo 2 horas de antecedência à partida, para coibir aglomerações;
  • Deverá ser providenciada marcação e cumprimento de distanciamento físico de 1,5 m.

Confira quantos torcedores cada estádio poderá receber:

Capacidade que cada estádio poderá receber – Foto: Reprodução/SESCapacidade que cada estádio poderá receber – Foto: Reprodução/SES

Papel “fundamental” dos clubes, diz Moisés

“Os clubes terão um papel muito importante para que possamos avançar na vacinação e retornar à normalidade o quanto antes. A força dos times junto aos seus torcedores será uma aliada para a conscientização quanto à importância de completar a imunização”, afirmou Moisés.

Atualmente, Santa Catarina tem mais de 2,5 milhões de pessoas já com a segunda dose ou dose única.

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, é fundamental que os regramentos sejam construídos com os setores, o que permite um cumprimento correto das medidas adotadas.

Reunião na manhã desta segunda-feira (13) definiu detalhes do regramento – Foto: Secom/DivulgaçãoReunião na manhã desta segunda-feira (13) definiu detalhes do regramento – Foto: Secom/Divulgação

“Temos sido abertos ao diálogo junto aos mais diversos setores. Precisamos trabalhar unidos e compreender as necessidades, dessa forma, as portarias desenvolvidas conseguem cumprir seu papel sendo implementadas com responsabilidade”, afirma.

Na avaliação do diretor da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, Cláudio Gomes, as condições alcançadas após o diálogo com o Governo do Estado são adequadas.

“O Governo sempre nos atendeu para o diálogo, compreendemos a necessidade de protocolos para receber o público com segurança. Jogamos no mesmo time. Queremos que Santa Catarina toda com a segunda dose e vamos trabalhar também em função disso. Vamos abrir com muita responsabilidade”, projeta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futebol Catarinense

Loading...