Guia do Catarinense: Com dois títulos no ano, JEC quer reconquistar o Estado

- +
Tricolor venceu a Copa Santa Catarina e derrotou a Chapecoense na Recopa; equipe “não vence” o Estadual há duas décadas

Nome: Joinville Esporte Clube

Fundação: 29 de janeiro de 1976 (45 anos)

Títulos: Campeonato Brasileiro – Série B (2014), Campeonato Brasileiro – Série C (2011), Recopa Brasileira (2009), Campeonato Catarinense (12x), Copa Santa Catarina (5x), Taça Governador do Estado (3x), Taça Santa Catarina (1980), Campeonato Catarinense – Divisão Especial (3x), Recopa Catarinense

Mascote: Coelho

Resumo: Depois de um começo de ano dos sonhos para o torcedor tricolor com a conquista da Copa Santa Catarina e da Recopa Catarinense, o JEC volta a fincar os pés no chão para ir em busca de um título que não chega, de forma oficial, há duas décadas. O último título “reconhecido” do Tricolor foi em 2001 e apesar de a conquista não ser o principal objetivo do ano, a confiança dos jogadores e da torcida faz acreditar que é possível colocar o terceiro troféu na sala da Arena Joinville. A chegada de Vinícius Eutrópio, no apagar das luzes de 2020, trouxe novas características a modelo de jogo para o Coelho. E o aproveitamento é invejável, duas decisões, dois títulos.

Técnico: Vinícius Eutrópio, 54 anos

Melhor participação: campeão em 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1987, 2000 e 2001.

* O clube considera o título de 2015, que, no Tribunal, foi direcionado ao Figueirense

Elenco

  • Goleiros: Fabian Volpi, Felipe Leineker, Caio e Pedro
  • Laterais: Renan Castro, Edson Ratinho, Vinícius Freitas, André Luiz
  • Zagueiros: Jaques, Fernando, Charles, Gabriel Sales, Diego Haverroth e Yago
  • Volantes: Banguelê, Davi Lopes, Zé Antônio, Lucas Góes, Braga e Alex Nagib
  • Meias: Diego, Luquinhas e Douglas Packer
  • Atacantes: Alison Mira, Gustavo Ermel, Thiago Santos, Thiaguinho, Walisson, Paulo Victor, Isaac e Edinho
  • Técnico: Vinícius Eutrópio

Destaque: Alison Mira vive grande fase no Tricolor. Depois de ser o artilheiro na Série D, o camisa 9 foi protagonista nas duas conquistas recentes do time, com direito a gol aos 45 minutos do segundo tempo e cobranças decisivas de pênaltis.

Alison Mira vive ótima fase no Tricolor e está “colecionando” títulos – Foto: Vitor Forcellini/JECAlison Mira vive ótima fase no Tricolor e está “colecionando” títulos – Foto: Vitor Forcellini/JEC

Objetivo é ficar entre os quatro

O discurso é de reconstrução e, desde antes de a temporada começar, o JEC tinha o principal objetivo do ano traçado: o acesso à Série C. Trabalhando com os pés no chão, a diretoria elencou suas prioridades e, no Campeonato Catarinense, o objetivo é estar entre os quatro finalistas, mas após dois títulos em 15 dias, a confiança do torcedor e do elenco aumentou. Sem conquistar o Estado desde 2001, levantar mais um troféu não está tão longe dos planos tricolores.

Para o técnico Vinícius Eutrópio, a conquista da Recopa diante da Chapecoense, que acabou de ser campeã da Série B representa mais do que o título e dá confiança à equipe. “Representa o resgate da identidade do Joinville, da autoestima e mostra que, com humildade, nós podemos enfrentar todos os adversários de igual para igual. Será uma estreia difícil, um campeonato difícil, mas estamos no caminho certo e conquistando um equilíbrio importante para nossa sequência”, fala.

Contratações para a temporada: Vinícius Freitas, Thiago Santos, Gustavo Ermel, Douglas Packer e Paulo Victor. O JEC ainda deve apresentar novos reforços para o Estadual e para a continuidade da temporada.

Estádio

Arena Joinville é a casa do JEC – Foto: Arquivo/Yan Pedro/JECArena Joinville é a casa do JEC – Foto: Arquivo/Yan Pedro/JEC
  • Nome: Arena Joinville
  • Capacidade: 17.545 pessoas
  • Inauguração: 25 de setembro de 2004
  • Público recorde: 19.631 na vitória do Joinville sobre o CRB por 4 a 0, em novembro de 2011

Uniforme

Depois de lançar a camisa comemorativa aos ídolos e conquistas do passado, o JEC apresentou o uniforme oficial para a temporada no sábado (20), em evento transmitido pelos canais do clube.

JEC apresenta uniformes para a temporada – Foto: ReproduçãoJEC apresenta uniformes para a temporada – Foto: Reprodução

Tabela de jogos

Quinta-feira (25), às 16h – Próspera x JEC

Domingo (28), às 19h – JEC x Marcílio Dias

Quarta-feira (3), às 16h – Metropolitano x JEC

Sábado (6), às 19h – JEC x Concórdia