Figueirense encara o Joinville na Arena pela semifinal do Catarinense

Equipe de Florianópolis não vence na casa do adversário há quatro anos

Marco Santiago/ND

Peçanha ao lado do goleiro Wilson, que fará seu jogo de número 300

O torcedor deve se lembrar do lance. Escanteio pela esquerda, César Prates deixa a bola para Cleiton Xavier cobrar. O camisa 10 ergue quase na marca do pênalti e Wellington Amorim surge por trás da zaga para chutar de primeira, no ângulo. Com este golaço o Figueirense venceu pela última vez o JEC na Arena Joinville, ainda em 2008. Placar de 1 a 0. Naquele ano, o Alvinegro conquistaria seu último título Estadual.

Nos quatro anos seguintes como visitante, foram duas derrotas e dois empates. O último aconteceu neste Catarinense, no primeiro turno. O Figueirense largou na frente com gol de Luiz Fernando, tomou a virada com Aldair e Ramon, mas conseguiu igualar o marcador com Aloisio, aos 32 minutos do segundo tempo.

A partida deste domingo, às 16h, é a primeira da semifinal, que será definida no dia 29 de abril, no Orlando Scarpelli. Além da vantagem de mandar o jogo da volta, o Figueirense ainda pode empatar os dois confrontos para ser finalista. Quem passar enfrenta Avaí ou Chapecoense. 

O técnico Branco fechou os últimos treinos para testar opções para superar o time de Argel Fucks, feito ainda não alcançado este ano. O volante Ygor e o atacante Aloisio, liberados pelo departamento médico do clube, devem ir a campo.

O principal desfalque é o atacante Julio Cesar, que ainda se recupera de estiramento no adutor da coxa direita. Para equilibrar o duelo, o Joinville não terá o artilheiro Lima, que também está fora por lesão.

Dos jogadores que estavam em campo naquele 1 a 0 do dia 20 de janeiro de 2008, apenas Wilson e Fernandes permanecem no Figueirense e devem jogar esta partida decisiva para quebrar o tabu.

CONFRONTOS
Últimos jogos na Arena Joinville

09/03/2011 – Joinville  1 x 1  Figueirense
24/01/2010 – Joinville  2 x 1  Figueirense
25/01/2009 – Joinville  3 x 0  Figueirense
20/01/2008 – Joinville  0x1  Figueirense

Marca histórica

Na partida decisiva deste domingo contra o Joinville, o goleiro Wilson completa 300 jogos com a camisa do Figueirense. Desde 2007 no clube, o jogador conquistou o título do Estadual de 2008 e ajudou a equipe na campanha da Série B, em 2010.
Wilson, 28 anos, comemorou a marca, mas pensa além do jogo 300. “Estou muito feliz por poder alcançar esta marca dentro do clube, e em um momento importante. Espero que eu possa comemorar esta marca com um bom desempenho de todo o grupo nestas finais pra atingirmos nosso objetivo maior que é o título do Catarinense” pediu o goleiro, volta ao time depois de cumprir suspensão automática no último jogo, contra o Camboriú.
Wilson está a cinco jogos de superar a marca do ex-goleiro e hoje preparador de goleiros do clube Peçanha, que tem 304 partidas com a camisa alvinegra. “O Wilson sempre encarou os desafios dele de forma positiva, e deu uma boa resposta desde a estreia, em um clássico com o Avaí. É uma conquista especial para todos nós e fico feliz por ser parte dessa história também”, disse.

Experiência é a arma do JEC

Grande maestro do meio-campo do Joinville, o experiente Ramon é uma das armas mais perigosas do técnico Argel Fucks para vencer a primeira partida da semifinal contra o Figueirense. Com precisão na bola parada, o jogador é perigoso também com ela rolando, como bem sabem os defensores alvinegros.
No primeiro confronto deste ano entre as equipes, na Arena Joinville, o jogador recebeu dentro da área, girou sem marcador e colocou no canto para fazer o segundo gol da equipe. O jogo terminou empatado em 2 a 2. “Espero que não só a minha experiência faça diferença. Experiência ajuda, pois a gente sabe que um jogo deste envolve muita coisa. Estou trabalhando bem para ajudar de todas as maneiras”, disse o jogador de 39 anos, que já marcou três gols neste campeonato.

Joinville

Ivan; Eduardo, Pedro Paulo, Linno e Badé; Glaydson, Fabiano Silva, Ricardinho e Ramon; Bruno Rangel e Alex. Técnico Argel Fucks

Figueirense

Wilson; Pablo, Canuto, Sandro e Guilherme Santos; Ygor, Túlio, Botti e Roni; Fernandes e Aloisio. Técnico: Branco

Local: Arena Joinville. Data: 22/04/2012. Horário: 16h. Arbitragem: Ronan Marques da Rosa, auxiliado por Rosnei Hoffmann Scherer e Eberval Lodetti.

+

Figueirense