Mancha

marcelo.cabral@ndtv.com.br O melhor dos esportes de ação, olímpicos, artes-marciais e modalidades não convencionais, com o olhar diferente e multicultural de Marcelo Mancha. Se deixar ele coloca um som para embalar as notícias e dar movimento aos atletas que brilham no Brasil e no Mundo! Aqui o esporte tem espaço. Só vem!


VÍDEOS: Futebol de Mesa une técnica, talento e diversão

Vistamos o Clube Continente Futebol de Mesa para saber mais sobre essa brincadeira que virou esporte

Joguei muito Futebol de Botão ou Futebol de Mesa na minha vida. Treinava bastante e era um bom adversário para os garotos do colégio e do bairro. Eu tinha até um “campo de madeira”, que a galera chamava de mesa ou de tabuleiro.

Lembro que os primeiros times de botão que eu ganhei dos meus pais, foram Palmeiras e Santos. Coisa simples, com umas pontas do acrílico sobrando e alguns uniformes meio colados de forma torta.  Guardados com muito carinho em uma lata vazia de achocolatado em pó, junto com as traves e as “bolinhas”. Os botões entravam em campo exalando um cheirinho de “Nescau pela manhã”.

Talento, técnica e diversão transformaram o Futebol de Mesa em um esporte – Vídeo: roberto gatti

Quem viveu a infância nas décadas de 70, 80 e até início dos 90 teve algum tipo de contato com o conhecido Futebol de Botão ou Futebol de Mesa, o nome técnico dessa brincadeira que virou esporte.

O Arena ND+ visitou a sede do Continente Futebol de Mesa , que fica no Bairro Estreito, em Florianópolis, Santa Catarina e trocou uma ideia com o presidente do Clube, Jean César Oliveira de Souza, mais conhecido como Gaúcho, e com Marco Antônio Lomba, o Marcão, diretor do CFM.

Continente Futebol de Mesa: diretor ‘Marcão’ x presidente ‘Gaúcho’, partida equilibrada e de resenha das boas – Foto: roberto gattiContinente Futebol de Mesa 

O Clube foi fundado no ano de 2016, principalmente pela necessidade e um espaço melhor para a prática do Futebol de Mesa, por Marcão e alguns amigos, dedicados ao esporte.

‘‘Fui ensinado pelo meu pai. Lembro que quando jogávamos, a gente partilhava o mesmo time de botão com ele, devido as nossas dificuldades financeiras. Por isso esse jogo me remete a minha família’’ revela emocionado, Marcão.

As Regras

A regra utilizada pelo CFM é a Dadinho 9 Toques. O dadinho é a bola e cada jogador pode, no máximo dar nove toques com três botões (“jogadores”) diferentes, fechando a equação “nove por três”.

Essa é a regra adotada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. Nos moldes do futebol tradicional, no Futebol de Mesa existe uma Confederação Nacional que fica no Rio de Janeiro e uma Federação Estadual, localizada em Itajaí.

Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa 2022, vai ser realizado em outubro, na cidade de São Paulo.

O Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa 2022, vai ser realizado em outubro, na cidade de São Paulo. – Vídeo: roberto gatti

Presidente, quais são as qualidades de um bom jogador de Futebol de Mesa?

 “Fair play, o espírito esportivo. Aqui estamos para fazer amizades e nos divertirmos, é claro’’ – disse o presidente “Gaúcho”.

Estrutura do CFM

Um giro pela sede do Continente Futebol de Mesa é um passeio futebolístico. O local conta com seis mesas oficiais e temáticas, homenageando grandes times do Brasil.

Ao todo são 28 times (jogos de botões) que o associado pode usufruir, com clubes clássicos do futebol catarinense, brasileiro e internacional como Flamengo, Botafogo, Grêmio, Fluminense, Avaí, Criciúma, Paris Saint Germain, Manchester City, Peñarol, entre outros.

Um detalhe interessante e que chamou a atenção, foi o piso emborrachado, que serve para “segurar” um pouco a bola/dadinho quando ela sai da mesa e para proteger os botões de uma possível queda no chão da sede.

“Prepara”: pura técnica na cobrança que encobriu o goleiro. – Vídeo: roberto gatti

A mascote do clube é um cupim. Uma referência a situação encontrada na sede, no início das obras: uma infestação de cupins.

“Nos campeonatos somos chamados pelos adversários de Turma do Cupim’’ – lembrou com bom humor, o diretor Marcão.

A sede do Futebol de Mesa Continente fica na Rua Tereza Cristina, número 165, no Bairro Estreito, do lado de lá da Ponte, na região continental de Florianópolis.

Clube Continente Futebol de Mesa representa Florianópolis e Santa Catarina nas competições – Vídeo: roberto gatti

produção, entrevistas e fotos: Roberto Gatti

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...