Conteúdo por Gazeta Esportiva

Borussia Dortmund se torna uma fábrica de talentos na Bundesliga

O Borussia Dortmund vem fazendo um trabalho de descoberta de jovens talentos muito elogiado. Os dois maiores nomes no elenco nessa categoria são Jadon Sancho e Erling Haaland. A estrutura de primeira linha e o espaço que dão para os novatos jogarem tornam o clube um local promissor para futuras estrelas.

Graças aos bons olheiros que tem, o Dortmund conseguiu observar Sancho quando ele ainda fazia parte das categorias de base do Manchester City. Após o jogador inglês se destacar, o time da Inglaterra quis propor um contrato profissional, porém, a grande concorrência no time de Guardiola o fez optar pelo futebol alemão, pois havia mais certeza que seria uma parte importante da equipe. “Existem poucos clubes na Europa que dão tanta ênfase no trabalho de jovens. Foi uma escolha maravilhosa que eu tive”, afirmou.

Haaland afirmou que não pretende sair do Borussia Dortmund

Assim como em Sancho, pesou a perspectiva de poder causar um impacto no clube, uma vez que o Dortmund estava interessado nele para ser um componente da equipe e não um mero ativo que poderia render dinheiro. Em 15 jogos pela equipe, ele fez 13 gols.

O Dortmund está investindo 20 milhões de euros nas categorias de base e para continuar no aperfeiçoamento das estruturas do clube. Lars Ricken, diretor das categorias de base, explicou por que um investimento tão alto. “Competimos contra os maiores da Europa e precisamos estar preparados. Principalmente neste momento pós-pandemia, com corte de gastos, a base será importante”, falou.

Além disso deixou claro que o clube também tem um papel social na formação dos jogadores. “Aqui não é um parque de diversões. Trabalhamos duro com os jovens e os orientamos. O futebol ensina valores como trabalho em equipe, respeito, resiliência e muitos outros. Nosso objetivo é desenvolver esses garotos para serem bons independente do futebol”, finalizou.

+

Futebol Internacional