Mais que um jogo

Aqui vamos além da notícia: nós mostramos por que o futebol é Mais Que Um Jogo


Do protagonismo ao desprezo… entenda como Neymar virou ‘dispensável’ no PSG

Craque brasileiro não faz mais parte dos planos do técnico do time francês. Mas declínio começou bem antes e passa pela valorização de Mbappé

Os últimos dias foram complicados para Neymar no PSG. A imprensa francesa vazou a informação de que Chrispothe Galtier, novo treinador do PSG, já trabalha sem contar com o craque. Os problemas se acumulam e o momento não é nada bom. O jogador foi comunicado que não faz parte dos planos segundo a imprensa francesa.

Neymar está em queda no PSG – Foto: Uefa Champions League/ReproduçãoNeymar está em queda no PSG – Foto: Uefa Champions League/Reprodução

MAIS! Acesse as últimas notícias do esporte

Antigo parceiro do craque, o dono e presidente do clube, Nasser al Khelaifi, já tinha deixado no ar o futuro do brasileiro no ar.

– Não podemos falar sobre estes temas na imprensa. Uns virão, outros irão, mas são negociações privadas – declarou Khelaifi, ao “Marca”, ao ser perguntado se Neymar está nos planos do PSG.

MAIS! Foto polêmica complica Cristiano Ronaldo

A verdade é que o PSG não quer mais Neymar. Do chamado trio de ouro, se contenta em ficar com Lionel Messi e Mbappé, que renovou contrato a peso de outro. Um triste fim no clube para um craque que já foi um nome inquestionável do projeto francês. Uma visita ao ano passado revela que muita coisa mudou.

– Tenho orgulho de ver Neymar reafirmar seu compromisso de longo prazo, até 2025, dentro da família Paris Saint-Germain, cujos fãs ele continuará a encantar. Ficamos muito felizes em vê-lo continuar fazendo parte do nosso projeto e ao nosso lado por muitos anos – declarou Khelaifi, em maio de 2021, quando anunciou a renovação de contrato de Neymar.

Polêmicas pelo caminho

Neymar vai virar passado no PSG – Foto: Reprodução/InstagramNeymar vai virar passado no PSG – Foto: Reprodução/Instagram

O que explica, um ano depois, esta mudança de tratamento ao craque brasileiro? O desgaste é cada vez mais evidente. Neymar acumula algumas polêmicas no PSG e ainda vem de uma temporada em que não brilhou.

MAIS! Veja o time dos principais políticos brasileiros

O astro brasileiro fechou a última temporada com 13 gols (pior marca desde que chegou à Europa) e oito assistências em 28 jogos. Após a eliminação na Champions League, a torcida francesa passou a pegar no pé do craque brasileiro.

MAIS! Brasileiros no Top 3… os goleiros mais caros da Copa do Mundo

A relação de Neymar com a torcida do PSG, por sinal, é de altos e baixos. Não foi a primeira vez que ele foi vaiado. Em 2018, nos primeiros meses de França, ele foi hostilizado pelos torcedores na vitória por 8 a 0 sobre o Dijon. Na ocasião, Neymar não cedeu uma cobrança de pênalti para Cavani, que poderia se tornar de forma isolada, naquele jogo, o maior artilheiro do clube francês. O brasileiro deu de ombros e foi vaiado pelos torcedores.

Neymar viveu bons momentos no clube. – Foto: Reprodução/NDNeymar viveu bons momentos no clube. – Foto: Reprodução/ND

Contratado em 2017 por 222 milhões de euros – é o jogador mais caro da história -, Neymar demorou a se adaptar ao clube. Em 2019, ele viveu um momento tenso e quis voltar para o Barcelona.

– Quando tomei a decisão que queria sair do Paris Saint-Germain, não foi por causa do torcedor ou clube. Foi porque vi que me sentia melhor em outro lugar – explicou Neymar, no documentário “O Caos Perfeito”.

VÍDEO: Filho de craque é expulso por não aceitar carinho do árbitro

Depois da turbulência, Neymar se encontrou no PSG e viveu momentos de paz. O craque ficou perto de levar o clube à sonhada conquista da Champions League. Em 2020, o Paris Saint-Germain perdeu a final para o Bayern de Munique.

Lesões e Mbappé

Neymar e Mbappé já brilharam juntos – Foto: AFPNeymar e Mbappé já brilharam juntos – Foto: AFP

Algo que vem perseguindo Neymar no PSG são as lesões. Na temporada em que mais jogou pelo clube francês, o craque disputou 31 jogos (2020/2021). Ao todo, são 144 partidas pelo Paris Saint-Germain. Da temporada 2017/2018, a primeira do brasileiro, para cá, o PSG fez 268 partidas. Ou seja, Neymar esteve presente em 53,7% dos jogos.

Outro fator que também ajuda a entender o momento de Neymar no PSG é a consolidação de Kylian Mbappé como protagonista do time. O atacante francês foi contratado na mesma temporada em que Neymar.

MAIS! Relembre os capitães do Brasil em Copas

O PSG lutou até o fim para não perder Mbappé para o Real Madrid. O astro francês renovou contrato, com status de principal nome do time. Na última temporada, foram 39 gols e 21 assistências em 46 jogos.

Mbappé simplesmente conseguiu ofuscar Neymar e Messi. Enquanto o craque brasileiro convive com incerteza, o astro francês virou a referência do time.

MAIS! CR7 na mira da polícia após acidente de carro

Agora Neymar vai procurar um novo rumo. Barcelona e Chelsea surgem como candidatos. Mas o futuro é incerto. Quem diria…

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...