Eurocopa mostra uma nova ordem do futebol no continente

Eliminações de Portugal e França causam surpresa, assim como o desempenho de suas grandes estrelas. Mbappé e Cristiano Ronaldo foram muito mal na Eurocopa

Antes de a bola rolar na Eurocopa qualquer um apontaria Portugal e França como grandes favoritos. Nas casas de apostas e até mesmo nas rodas de botecos ninguém duvidaria que as duas, ou pelo menos uma delas, estaria na grande final. Mas isso não vai acontecer. A eliminação de franceses e portugueses, com o mau desempenho de seus craques, acena para uma nova ordem do futebol no Velho Continente.

Apesar do golaço do Pogba, a França foi eliminada pela Suíça na Eurocopa 2021 – Foto: rrdivulgação/NDApesar do golaço do Pogba, a França foi eliminada pela Suíça na Eurocopa 2021 – Foto: rrdivulgação/ND

No último domingo, jogando um futebol impotente, Portugal foi facilmente dominado pela Bélgica e caiu nas oitavas de final com uma derrota por 1 a 0. Na segunda-feira a França fez um jogo bem eletrizante com a Suíça. Mas jamais conseguiu impor o favoritismo que dela tanto se esperava. Nem mesmo quando vencia por 3 a 1 transmitia segurança a seus torcedores. Levou o empate e viu o sonho do título escapar na disputa dos pênaltis.

MAIS! Os memes da eliminação da França. Sobrou até para o Real

O cenário é ainda mais triste porque França e Portugal fizeram a última final da Eurocopa. Os portugueses ganharam por 1 a 0 e levaram o caeco em 2016. Dois anos depois a geração francesa ergueu a Copa do Mundo na Rússia.

Cristiano Ronaldo e Mbappé fracassaram na Eurocopa

Cristiano Ronaldo já não é mais o mesmo? – Foto: NIKOLA KRSTIC/Action Plus/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO – Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/NDCristiano Ronaldo já não é mais o mesmo? – Foto: NIKOLA KRSTIC/Action Plus/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO – Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/ND

Falando de geração logo pensamos em craques. Mas eles também estão devendo nesta Eurocopa. Mbappé não teve o protagonismo que dele se esperava na Eurocopa. Não fez um único gol no torneio e ainda perdeu o pênalti decisivo contra a Suíça.

– Não podemos procurar culpados. Todos os jogadores são responsáveis, assim como a comissão técnica. Ninguém está chateado com o Mbappé. Ele participou de muitos momentos importantes do time nesta Eurocopa – avisou Didier Deschamps, treinador da França.

Mas Mbappé não é o único a decepcionar. Cristiano Ronaldo não foi notado em campo diante da Bélgica. Em um jogo que dele se esperava mais, não conseguiu render. Além disso deixou o torneio aturando as brincadeiras de que não consegue fazer gols sem ser de pênalti.

Itália e Suíça jogando de forma ofensiva

Itália vem jogando um futebol ofensivo – Foto: Instagram/Reprodução/NDItália vem jogando um futebol ofensivo – Foto: Instagram/Reprodução/ND

Outro mito que a Eurocopa está encerrando é a que algumas seleções só sabem marcar. Itália e Suíça, que carregavam este rótulo, têm mostrado 15um futebol envolvente e alegre em campo. No empate com a França, os suíços foram muito mais ofensivos e perigosos. Estiveram sempre perto do triunfo até mesmo no tempo normal, mas só venceram nas penalidades.

MAIS! Pipoca? Os memes da eliminação de CR7 e Portugal

A Itália tem sido muito eficiente no ataque. São nove gols em quatro jogos. E apenas um gol sofrido. Um rendimento espetacular para uma seleção que sequer conseguiu se classificar para a última Copa do Mundo.

MAIS! Top 20 dos craques mais caros dessa janela

A verdade é que a Eurocopa está acabando com alguns mitos e pode estar escrevendo uma nova ordem no futebol do Velho Continente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futebol Internacional

Loading...