Hegemonia? Seleção Brasileira atinge marca importante na Copa América

Brasil vai enfrentar a Argentina na grande decisão do próximo sábado. Seleção Brasileira se torna figura comum nas decisões do torneio continental

O Brasil vai enfrentar a Argentina na grande decisão da Copa América. Mas antes mesmo de a bola rolar já se pode dizer que a Seleção Brasileira atingiu uma marca importante, mostrando a sua força no cenário continental.

A Seleção Brasileira venceu a última Copa América, em 2019. – Foto: Lucas Figueiredo/CBFA Seleção Brasileira venceu a última Copa América, em 2019. – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Desde que a Copa América voltou a ter um modelo de jogo decisivo, o Brasil foi finalista em sete das 12 finais. O torneio passou a ter uma decisão a partir de 1993. Antes disso o campeão era conhecido no modelo de quadrangular final.

MAIS! Ex-atacante italiano humilha Lukaku

A conta já leva em consideração a decisão deste ano. Ao bater o Peru por 1 a 0 na noite de segunda-feira, o Brasil chegou à sétima decisão de Copa América.

Das 12 finais de Copas Américas possíveis, o Brasil foi finalista nos anos de 1995, 1997, 1999, 2004, 2007, 2019 e 2021. Ganhou o título cinco vezes, ficando com o vice apenas em 1995. Naquele anos os canarinhos perderam a taça nos pênaltis para o anfitrião Uruguai.

Em 1997 o Brasil bateu a Bolívia na altitude de La Paz por 3 a 1. Dois anos depois, em 1999, fez 3 a 0 no Uruguai em solo paraguaio. Nos anos de 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela, o Brasil fez a Argentina de vive. Ganhou nos pênaltis na primeira ocasião e por 3 a 0 na segunda. Na última edição, no Maracanã, o Brasil derrotou o Peru por 3 a 1 na final.

MAIS! Os memes da chegada do Brasil à final

Já em número de títulos, o Brasil aparece apenas na terceira posição. A Seleção Brasileira busca o décimo título de sua história. O Uruguai é o maior campeão, com 15 taças, uma a mais que a Argentina.

MAIS! Lembre técnicos brasileiros em gigantes da Europa

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futebol Internacional

Loading...