PSG vira primo rico e entra em rota de colisão com outros gigantes da Europa

Bayern de Munique e Barcelona são alguns dos clubes revoltados com o poderio econômico do PSG e com suspeitas de quebra de regras de fayr play nas contratações de reforços

O PSG está tirando o sono dos gigantes do futebol europeu. Isso porque o clube francês virou uma espécie de primo rico da Europa, contratando quem quer e bem entende. O último exemplo foi a aquisição do craque argentino Lionel Messi.

 Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, na mira dos grandes da Europa – Foto: (Foto: KENZO TRIBOUILLARD) Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, na mira dos grandes da Europa – Foto: (Foto: KENZO TRIBOUILLARD)

Mas o PSG não vai parar por aí. Se volta ao mercado de olho em nomes como o volante francês Paul Pogba e o atacante português Cristiano Ronaldo. Assim vai ampliando um monopólio graças ao poder financeiro do bilionário árabe Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG. Mas essa diferença está revoltando gigantes do futebol da Europa, que planejam se unir em busca de um equilíbrio.

MAIS! Os craques que ficarão livres na próxima janela da Europa

O movimento começou na Alemanha, segundo informações da própria imprensa local. Mas já tem o apoio de clubes da Itália e da Espanha. Não existe um movimento oficial, como aconteceu por exemplo com a criação da Superliga, que terminou antes de começar. A falta de apoio do PSG a esta liga é algo inclusive que revoltou os gigantes e fez se ligar o sinal de alerta em relação a uma eventual predileção da Uefa pelo clube francês.

Os gigantes europeus querem mesmo é que a entidade busque alguma ação no sentido de reforçar seu fair play financeito, que hoije praticamente não existe, O Fair Play é uma regra onde o clube não pode gastar mais com salários do que um determinado percentual de seus lucros. Entretanto existem denúncias de que o PSG frauda isso porque boa parte de seus patrocinadores são empresas do grupo de Nasser Al-Khelaifi.

MAIS! Os craques mais caros da Premier League

O dirigente age com naturalidade.

– O que existe é um corpo jurídico capaz que nos alerta sobre os riscos de termos problemas com o Fair Play financeiro. Mas as pessoas procuram coisas onde não existe – disse o dirigente máximo do PSG.

Bayern e Barcelona na bronca

Neymar é uma das estrelas do PSG – Foto: Reprodução/ InstagramNeymar é uma das estrelas do PSG – Foto: Reprodução/ Instagram

Um dos líderes desse movimento contra o POSG é o Bayern de Munique. Seu antigo CEO e ídolo no clube, Karl-Heinz Rummenigge, comentou sobre o assunto no canal de televisão alemão “Reif ist live”.

– Quem pode pagar por Cristiano Ronaldo o dobro do que ele ganha na Juventus? O PSG? Talvez algum clube inglês. Não é uma forma muito saudável de progredir com o futebol na Europa. A Uefa precisa fazer uma intervenção real – disse ele.

MAIS! Veja 20 brasileiros que mexeram com a janela da Europa

Joan Laporta, presidente do Barcelona, segue na mesma linha.

– La Liga imnpõe aos clubes espanhóis um Fair Play financeiro diante de uma Uefa que não tem a mesma regra. Assim os prejuízos são enormes e vai criar uma série de desigualdades no futebol – disse ele.

MAIS! Top 20 das transações mais caras da janela

A verdade é que o PSG deve se preparar para o chumbo grosso que gigantes da Europa estão preparando. Resta saber se a munição será suficiente para fazer barulho na Uefa.

MAIS! Relembre os destaques das últimas novelas das janelas

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futebol Internacional

Loading...