Fábio Machado

Rotina, contratações e análise dos jogos dos clubes catarinenses. A história do futebol no Estado é resgatada com postagens que relembram os títulos e jogadores que marcaram Santa Catarina.


Superliga Europeia. Uma ideia que nasce com forte rejeição no mundo do futebol.

Chamada de "clube dos riquinhos" da Europa, a Superliga Europeia nasce no meio de muita polêmica e forte rejeição. A FIFA e a UEFA prometem punir jogadores que participarem desta competição.

CLUBE DOS RIQUINHOS

O acordo firmado entre os presidentes do Manchester United, Liverpool, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético Madrid, Juventus, Milan e Inter de Milão para a criação de uma nova competição, chamada Superliga Europeia, caiu como uma bomba no noticiário esportivo mundial. Além da repercussão negativa entre ex-jogadores (veja o vídeo abaixo), torcedores, jornalistas e até governos,  imediatamente a ideia foi rejeitada pela FIFA e pela UEFA que prometem banir essas equipes de participarem de competições nos seus países, na Europa e no mundo. A FIFA, por exemplo, já ameaçou: os atletas que entrarem em campo por essa nova competição correm o risco de não participaram da próxima Copa do Mundo.

O Manchester United faz parte do grupo fundador da Superliga Europeia. – Foto: AFPO Manchester United faz parte do grupo fundador da Superliga Europeia. – Foto: AFP

Por envolver clubes com grande poder financeiro, o grupo está sendo chamado “o clube dos riquinhos”. A ideia de criações de ligas independentes não é nova. Aqui no Brasil, até pouco tempo tínhamos a Primeira Liga que acabou morrendo sem vingar. Mas não há lembrança no futebol mundial, uma ideia surgir com tantas opiniões contrárias, rejeição e severas críticas como a criação da “superliga”.

DESABAFO DA LENDA

No vídeo abaixo, o desabafo do ex-jogador Gary Neville, considerado uma lenda do Manchester United sobre a criação da superliga. São palavras fortes que dão o tom das críticas gerais ao movimento das 12 equipes do futebol europeu.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.