VÍDEO: cria da base do Avaí humilha zagueiro de Copa do Mundo

Atacante Raphinha, do Leeds United, ajudou o seu time a bater o Crystal Palace por 2 a 0; criado na base do Avaí o jogador protagonizou um lance sobre Gary Cahill, ex-zagueiro da seleção inglesa

Há menos de meio ano na liga mais disputada do mundo, o atacante Raphinha, 24 anos, atualmente no Leeds United vem assombrando no futebol da Inglaterra.

Raphinha, atacante do Leeds; destaque que já chamou a atenção do poderoso Liverpool – Foto: Leeds United/divulgaçãoRaphinha, atacante do Leeds; destaque que já chamou a atenção do poderoso Liverpool – Foto: Leeds United/divulgação

Contratado pelo time inglês, a pedido do técnico argentino Marcelo “El Loco” Bielsa, junto ao Rennes-FRA, Raphinha vem chamando a atenção na Premier League e recentemente despertou um possível interesse do poderoso Liverpool.

Nesta segunda-feira (8) o Leeds bateu o Crystal Palace pelo placar de 2 a 0, em jogo válido pela 23ª rodada da Premier League. Raphinha, cria da base do Avaí, foi titular e ajudou o time de Londres a conquistar os três pontos.

Mas o lance que tem rodado o planeta foi protagonizado pelo atacante criado na Ressacada. Em lance na linha de fundo diante do zagueiro experiente e ex-seleção da Inglaterra, Gary Cahill, o atacante deu um giro de corpo e deixou o beque perdido e humilhado em lance que terminou em falta perigosa para o time de Raphinha. Veja o vídeo:

Investimento subestimado

A pedido do técnico argentino, que o já conhecia do futebol francês, o Leeds pagou pagou 17 milhões de euros – o equivalente a pouco mais de R$110 milhões – ao clube francês.

Apesar de chamar a atenção o futebol europeu mostra, semestralmente, que trata-se de um valor, praticamente, irrisório.

O fato é que desde sua chegada Raphinha, que começou entrando aos poucos, tem ganhado a confiança do técnico Marcelo Bielsa e se firmado no time titular.

São 18 jogos, quatro gols marcados e quatro assistências para gols. Nas últimas quatro partidas, por exemplo, Raphinha jogou três inteiras e foi substituído em apenas uma, aos 35′ do segundo tempo.

Mapa de calor do atacante Raphinha; últimos jogos do atleta foram registradas suas melhores notas junto ao aplicativo – Foto: Sofascore/divulgaçãoMapa de calor do atacante Raphinha; últimos jogos do atleta foram registradas suas melhores notas junto ao aplicativo – Foto: Sofascore/divulgação

Fatia do Avaí

Formado nas categorias de base do Avaí, conforme o regulamento de transferências da FIFA, denominado Mecanismo de Solidariedade por Formação de Atleta, dá ao Leão o direito de receber uma fatia de cada transferência do jogador.

Em contato com a assessoria de imprensa do Avaí, até o momento da publicação, não havia a confirmação do valor recebido no Sul da Ilha. Estima-se que o Leão da Ilha tem o direito a 5% do total envolvido em sua última transação.

Raphinha, Vinícius Baiano e Gabriel [atualmente no Arsenal], da esquerda para a direita; base do Avaí gera frutos – Foto: Arquivo pessoal/ND/divulgaçãoRaphinha, Vinícius Baiano e Gabriel [atualmente no Arsenal], da esquerda para a direita; base do Avaí gera frutos – Foto: Arquivo pessoal/ND/divulgação
Estima-se que, dentro desse dispositivo, o Leão da Ilha poderá lucrar até R$ 5 milhões a partir da transferência da França para a Inglaterra.

Esse valor, em caso de uma nova transação, pode se repetir no Sul da Ilha de Santa Catarina.

Estouro em Portugal

Raphinha, que é natural de Porto Alegre (RS), não chegou a jogar no profissional do Avaí, mas foi contratado ainda em 2016 pelo Vitória de Guimarães-POR. Na equipe portuguesa chegou para atuar no time B e, logo depois já foi integrado ao profissional onde jogou por três temporadas antes de ser vendido ao Sporting.

Antes de ir ao time da capital Lisboa Raphinha teve seu melhor desempenho como profissional: fez 18 gols em 43 jogos no Campeonato Português 2017/2018.

No Leão português jogou outras duas temporadas antes de se transferir para a França onde, após uma temporada inteira e o início da segunda, foi contratado pelos ingleses. 

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Futebol Internacional