STF libera realização da Copa América no Brasil

A previsão é de que o torneio inicie no próximo domingo (13), às 18h, com partida entre Brasil e Venezuela

Em sessão extraordinária virtual, nesta quinta-feira (10), o STF (Supremo Tribunal Federal) liberou, com 11 votos a 0, a realização da Copa América no Brasil.

STF autoriza realização da Copa América no Brasil – Foto: Lucas Figueiredo/CBF/NDSTF autoriza realização da Copa América no Brasil – Foto: Lucas Figueiredo/CBF/ND

O torneio está previsto para iniciar no próximo domingo (13), às 18h, com partida entre Brasil e Venezuela.

O pedido da sessão foi feito pela ministra Cármen Lúcia, relatora de dois processos, movidos pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, contrários à realização do evento em meio à pandemia de Covid-19.

A ministra rejeitou os pedidos por questões processuais e foi acompanhadas pelos demais ministros.

Plano anticovid

A realização da Copa América no Brasil é alvo de uma terceira ação, feita pelo PT. Relator da petição, o ministro Ricardo Lewandowski se mostrou favorável à competição, mas cobrou um plano, antes do início do torneio, para a realização do evento em território nacional.

Em seu parecer, Lewandowski requer que o governo federal divulgue e apresente um “plano compreensivo e circunstanciado” sobre estratégias e ações que está colocando em prática para a realização segura da Copa América.

Além disso, o ministro requer atenção especial às medidas para impedir o avanço da covid-19. O ministro Edson Fachin acompanhou o magistrado sobre o plano anticovid.

Nessa ação, o placar ficou em 5 a 6, portanto, a ação foi invalidada, e o torneio permanece, sem o plano anticovid.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futebol Sul-americano