Figueirense sofreu para vencer o Brusque e o Avaí “entregou” a vitória para o Brasão

Heber Roberto Lopes ainda sonha com Olimpíada e Copa América

Túnel do tempo

Arquivo Pessoal/ND

Repórteres do jornal O Estado no gramado do Scarpelli. Um deles é o Mário Medaglia (centro), em uma época que não havia cabine para a imprensa escrita.

Tem que ser maior
No sábado, o púbico total no Scarpelli foi de 4.077 torcedores. Do jeito que anda, os clubes terão que tirar muito do próprio cofre.

Sonho
Árbitro Heber Roberto Lopes, que foi “eliminado” pela Fifa, perdendo a vaga na Copa do Mundo para o Sandro Meira Ricci, ainda sonha com Copa América e Olimpíada. Tem potencial para isso. Heber está há 13 anos no quadro internacional da Fifa.

Cuidado
Nada, no momento, pode ser definitivo. Nenhuma opinião será eterna, porque os times tiveram menos de duas semanas de pré-temporada. Eu não serei leviano nesse momento.

Análise 1
Wesley tem potencial, mas precisa usar melhor o seu pé esquerdo. Os laterais Leandro Silva e Ivan estavam muito tímidos. O Vinícius Eutrópio também precisa encurtar a distância do meio com o ataque. E falta o camisa 10, que seria o Maylson. Tragam, portanto, outro.

Análise 2
Sérios problemas no sistema defensivo do Avaí. O miolo da zaga, que já conhecemos, é de doer. Está visível que o Avaí precisa de zagueiros bons e de respeito. Os atacantes quase não tocaram na bola e o Marquinhos Santos foi pouco produtivo.

Só deu ele
Brasão foi o cara do jogo em Ibirama e não teve um zagueiro sequer que acabasse com a festa dele. Pablo e Bruno Maia não fazem uma boa dupla desde o ano passado.

Erros
Bráulio Machado teve uma arbitragem ruim no Scarpelli e não deu uma penalidade clara no zagueiro alvinegro Raul. Tem que sair sangue ou arrancar quase toda a camisa não representa uma penalidade clara? Em Jaraguá do Sul, várias reclamações da Chapecoense e do Juventus pela arbitragem ruim do Célio Amorim. Na Arena Joinville, gol de empate do Tigre surgiu de um lance em completo impedimento. Isso que o Delfim disse que não queria erros graves.

Evidências
Marquinhos Santos começa a temporada mal preparado fisicamente e distante do time dentro de campo. Está se tornando um jogador comum, enquanto Cleber Santana, valorizado, ganhando bem, e com moral, domina, tabela, faz um golaço, e sai de campo como o segundo melhor da partida em Ibirama. O primeiro, claro, foi o tal de Brasão.

Exagero
Há certas leis que eu não entendo e não aceito. Essa da execução do hino de Santa Catarina foi aprovada por quem não frequenta estádios de futebol. Os jogadores já estão aquecidos, a torcida não conhece o nosso hino, e fica longo, cansativo e irritante. Popularizem primeiro o hino e depois incentivem o torcedor a cantar. Emendar dois hinos é dose demais.

Tiro curto
O justo no Scarpelli seria o empate, mas o Brusque perdeu gols que até uma criança de 5 anos faria. O JEC perdeu dois pontos em casa, enquanto Avaí e Marcílio Dias estão com a corda no pescoço. Derrota é derrota e num torneio curto, qualquer tropeço se torna um problemão.

Fato
Dos nossos três times da elite, apenas o Figueirense venceu. E quem atuou como visitante, apenas o Metropolitano fez bonito e saiu vitorioso.

O que é aquilo?
Durante um bom período com bola rolando, juro que tentei contar e visualizar os patrocinadores estampados no uniforme do Brusque. Aquilo é o que chamamos de anti-marketing. Eu não gostaria de estampar a marca da minha empresa naquela confusão. Parece beira de rodovia em que a poluição visual não passa em branco.

Bola Cheia
O Metropolitano conseguiu superar o Marcílio Dias em Itajaí e comemorou uma importante vitória como visitante. Se vencer a próxima, fica mais tranqüilo. Futebol é momento e não se pode vacilar em um campeonato de tiro curto.

Bola Murcha
Goleiro e zagueiro possuem uma grande responsabilidade em uma equipe de futebol. O Pablo, infelizmente, não reúne a mínima condição de vestir a camisa do Avaí. Ele não tem culpa e sim que o escala e quem renovou o contrato dele.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...