Conteúdo por Gazeta Esportiva

Há 28 anos, São Paulo conquistava a Libertadores pela primeira vez

Raí marcou o gol que levou a decisão para os pênaltis

O primeiro título de Copa Libertadores do São Paulo completa 28 anos nesta quarta-feira. No dia 17 de junho de 1992, a equipe então comandada por Telê Santana bateu o Newell’s Old Boys, da Argentina, por 1 a 0, levou a decisão para os pênaltis e contou com o brilho do goleiro Zetti para ficar com a taça.

Em um Morumbi com mais de 100 mil pessoas, o Tricolor entrou em campo formado por: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Muller, Palhinha e Elivélton.

Após uma derrota por 1 a 0 na Argentina no jogo de ida, o São Paulo conseguiu reverter o placar com um gol de pênalti de Raí marcado aos 22 minutos do segundo tempo.

Na disputa de pênaltis, Zetti teve uma participação que marcou seu nome na história do clube. O goleiro defendeu a cobrança de Gamboa, decretando o título da América para o Tricolor.

A conquista de 1992 deu início à sequência vitoriosa da equipe de Telê Santana em competições internacionais. Posteriormente, o São Paulo ainda conquistaria mais uma Libertadores e dois Mundiais sob o comando do mesmo treinador.

+ Futebol