Conteúdo por Gazeta Esportiva

Médico do Santos explica protocolo para retomada das atividades; veja detalhes

Ricardo Galotti, coordenador do departamento médico do Santos, apresentou o protocolo para a retomada das atividades no CT Rei Pelé. Os testes de covid-19 devem ser realizados ainda nesta semana.

O doutor tirou dúvidas de jornalistas e torcedores durante transmissão ao vivo na Santos TV na manhã desta segunda-feira.

“Provavelmente a gente vai começar com os testes nessa semana. Após a liberação do Governo Estadual e Prefeitura, que possamos retomar os treinos. A gente tinha feito um protocolo já, estamos totalmente preparados. Fizemos várias normas de segurança. Vamos começar com uma desinfecção no CT. A partir da data do retorno, faremos dois dias antes. Todos os atletas serão submetidos aos exames, o PCR, também dois dias antes. E faremos sorologia de todos os atletas. Todos os funcionários serão testados também. Não adianta testar atletas e quem trabalha no clube não”, disse Galotti.

“Repetiremos a sorologia uma vez por semana. Atletas respeitarão o distanciamento, sem o vestiário. Terá o kit individual para cada atleta e alimentação para o treinamento. Nessa primeira fase, não liberaremos o refeitório também. Todos usarão máscara e a viseira, álcool em gel em tudo. São muitos dispensers instalados no CT. Pensamos em fazer atendimento de três a cinco atletas. Vamos escalonar o horário. Quando atleta adentrar, responde questionário, febre, tosse, alteração de olfato ou paladar… Os que apresentarem febre de mais de 37,5 serão afastados. Tivemos orientação de um infectologista (Gustavo Pasquarelli), vai nos ajudar bastante. Veio no CT, mostramos protocolo e aprovou. Nos baseamos no da CBF e adaptamos à nossa realidade. E de acordo com os próximos passos, vamos flexibilizando ou alterando”, completou.

Um atleta entrou em contato com o departamento médico para relatar sintomas do novo coronavírus.

“Teve atleta que pediu auxílio. Não vamos citar, mas já. Fizemos a testagem, o PCR e a sorologia. Tinha sintomatologia, tinha familiar testando positivo. Fizemos outros exames e estamos monitorando. Só não vamos falar o nome”, afirmou o doutor.

Há uma lista de 80 funcionários do dia a dia do CT Rei Pelé. Eles, jogadores, comissão técnica e seus familiares serão testados nos próximos dias, além da base e do feminino.

“Toda base será testada da mesma forma do profissional. Todas as medidas de segurança serão realizadas na Vila Belmiro ou onde eles ficam. Instalamos dispensers de álcool em gel e sabonete líquido, igual ao departamento profissional. Mesma linha de trabalho”, falou.

O departamento médico santista se baseou em modelos europeus e conversou com colegas de Flamengo e Grêmio, clubes com rotina retomada.

“Vimos tudo o que fizeram e tentamos adequar. Estão um passo na frente, retomaram jogos, passaram por algumas dificuldades. Entrei em contato com médicos do Grêmio e Flamengo, conversamos bastante. Realidade mais próxima da nossa que da Europa. Achamos que vai dar certo”, concluiu Galotti.

O Santos não joga desde o dia 14 de março, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.

O Peixe lidera o Grupo A do Estadual, com 15 pontos e cinco acima do Oeste, e é o primeiro do Grupo G da Libertadores da América, com seis pontos e 100% de aproveitamento.

No retrospecto geral de 2020, o técnico Jesualdo Ferreira obteve seis vitórias, três empates e três derrotas. Após especulações sobre troca no comando, o Santos apresentava melhora antes da paralisação.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Futebol