Conteúdo por Gazeta Esportiva

Você sabia? Junqueira é recordista de títulos paulistas pelo Palmeiras

Em 105 anos de existência, a Sociedade Esportiva Palmeiras considerou apenas seis jogadores dignos de serem homenageados com bustos na sede do clube. Um deles foi o zagueiro Junqueira, maior ganhador de títulos do Campeonato Paulista da história da agremiação.

Presente na transição de Palestra Itália para Palmeiras, Junqueira ganhou as edições de 1932, 1933, 1934, 1936, 1940, 1942 e 1944 do Paulista. O zagueiro, portanto, participou do único tricampeonato estadual da história do clube e da Arrancada Heroica, dois dos momentos mais relevantes da agremiação.

Junqueira defendeu apenas o Palmeiras durante toda sua carreira no futebol e atuou com capitão em boa parte da trajetória. “O futebol seguro e a maneira como se impunha em campo fizeram dele uma referência e o credenciaram a chegar à Seleção Brasileira”, diz o site oficial do clube.

De 1931 a 1945, José Junqueira de Oliveira vestiu a camisa alviverde em um total de 334 partidas, com 209 vitórias. Além do heptacampeonato paulista, o zagueiro conquistou ainda a edição de 1933 do Torneio Rio-São Paulo, primeiro título interestadual do clube.

+

Futebol