Joinvilense do Morro do Amaral se destaca nos Jogos Escolares

Tatiane de Oliveira Silva, 12 anos, brilha nas quadras de futsal com passes, dribles e gols na competição

Phelippe José/Secom/Divulgação

Tatiane de Oliveira Silva chegou a integrar equipes masculinas em competições de Joinville

Não é preciso ser um especialista em esporte para reconhecer o talento da jovem Tatiane de Oliveira Silva no futebol e no futsal. Quando a bola rola, a garota franzina e de cabelos compridos passeia em quadra, com dribles ousados, passes perfeitos e gols. “Mesmo com pouca idade [12 anos], ela tem todos os fundamentos. Está acima da média das meninas de sua idade”, avalia o professor Ivens Fernando Gomes de Almeida, técnico da equipe feminina de futebol da Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos).

Na manhã da segunda-feira (26), na rodada de abertura do futsal dos Jeville (Jogos Escolares), Tatiane comandou a vitória de 8 a 0 da escola Nilson Bender, no bairro Paranaguamirim, sobre a escola Dom Jaime, do bairro Comasa. Marcou quatro gols e deu assistência para outros gols. “Ela é um talento, faz a diferença”, acrescenta o professor e técnico da equipe, Odílio César.

O futebol faz parte da rotina de Tatiane, que mora no Morro do Amaral, no bairro Paranaguamirim. Incentivada pelo pai Anderson, ela não lembra de muitas brincadeiras de crianças que não estejam atreladas a uma bola de futebol. Seu talento a levou a uma situação pouco comum: neste ano ela integrou a equipe masculina do Tamandaré no campeonato Sub-12 da Liga Joinvilense de Futebol. “Foi legal, até que não sofria muitas faltas”, conta a menina que também se destacava entre os meninos.

Além dos estudos na turma do 6º ano E da escola Nilson Bender, Tatiane divide seu tempo com treinos três vezes por semana na equipe pré-Olesc da Felej. “Ela treina com meninas do sub-16, mas ainda não tem idade para competição”, informa o técnico Ivens Fernando. Ele conheceu Tatiane quando ela tinha 5 anos e foi sua aluna na escola Reinaldo França, no Morro do Amaral. “Naquela época já dava para perceber o seu talento”, conta Ivens.

Com o apoio dos pais, Tatiane quer seguir carreira no esporte e, quem sabe, seguir os passos da principal atleta da modalidade no Brasil, Marta, da Seleção Brasileira e melhor jogadora do mundo por cinco vezes consecutivas. “Gosto do futebol dela”, diz com timidez a atleta joinvilense.

Orgulho da escola

As meninas do futsal são quase todas da equipe feminina de basquete da escola Nilson Bender, que conquistou o troféu de terceiro lugar nos Jeville, categoria 11 a 13 anos. Das seis atletas do time de futsal, quatro disputaram o torneio de basquete, vencendo na decisão do terceiro lugar o Colégio Elias Moreira. “E olha que em nossa escola não dispomos de cestas de basquete para os treinos”, diz o professor Odílio César. “Nós nos superamos”, acrescenta Paulina Bueno, de 13 anos. Com boas notas, as meninas já são consideradas orgulho da escola.

Nos Jogos Escolares, a equipe de futsal da escola Nilson Bender conta com as atletas Tatiane de Oliveira e Silva, Paulina Bueno, Letícia Guimarães, Jussara Moreira, Kelly Silva e Gabriela Porfiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Futsal

Loading...