Há 94 anos, Ponte Hercílio Luz era inaugurada em Florianópolis

No começo do século 20, a necessidade de ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente começava a se intensificar. O trajeto só podia ser feito por barcos e barcaças. Bastava um vento forte ou um mar agitado para inviabilizar a travessia e isolar por completo a maior parte dos 40 mil habitantes de Florianópolis. - Acervo Carlos Damião/Arquivo/ND

No começo do século 20, a necessidade de ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente começava a se intensificar. O trajeto só podia ser feito por barcos e barcaças. Bastava um vento forte ou um mar agitado para inviabilizar a travessia e isolar por completo a maior parte dos 40 mil habitantes de Florianópolis. - Acervo Carlos Damião/Arquivo/ND

Uma obra de dimensões inimagináveis para a época com cinco mil toneladas de aço – em grande parte importado –, um mil trabalhadores envolvidos, 14 mil metros cúbicos de concreto em sua base e um valor de 14,5 milhões de contos de réis (R$ 1,7 trilhão em valores corrigidos). Na foto, anúncio da Alfaiataria Cardoso publicado no jornal "O Estado", dia 13 de maio de 1926, alusivo à inauguração ponte Hercílio Luz. - Divulgação/ND

Uma obra de dimensões inimagináveis para a época com cinco mil toneladas de aço – em grande parte importado –, um mil trabalhadores envolvidos, 14 mil metros cúbicos de concreto em sua base e um valor de 14,5 milhões de contos de réis (R$ 1,7 trilhão em valores corrigidos). Na foto, anúncio da Alfaiataria Cardoso publicado no jornal "O Estado", dia 13 de maio de 1926, alusivo à inauguração ponte Hercílio Luz. - Divulgação/ND

Não demorou para aparecer a primeira dificuldade. O Brasil ainda não tinha produção de ferro fundido e aço em volume suficiente para construir pontes como a que seria erguida na Ilha de Santa Catarina. Por isso, o material foi todo trazido dos Estados Unidos. Quatro navios de grande porte foram necessários para trazer as peças a Florianópolis, percorrendo 9.655 quilômetros. - Governo de Santa Catarina/Divulgação/ND

Não demorou para aparecer a primeira dificuldade. O Brasil ainda não tinha produção de ferro fundido e aço em volume suficiente para construir pontes como a que seria erguida na Ilha de Santa Catarina. Por isso, o material foi todo trazido dos Estados Unidos. Quatro navios de grande porte foram necessários para trazer as peças a Florianópolis, percorrendo 9.655 quilômetros. - Governo de Santa Catarina/Divulgação/ND

Em 8 outubro de 1924, com a saúde já debilitada por um câncer no estômago, o então governador Hercílio Luz inaugurou simbolicamente a ponte. Ele atravessou uma réplica de madeira especialmente para o ato simbólico. Na mesma semana, a ponte recebeu o nome de Hercílio Luz. O governador faleceu no dia 20 de outubro. - Anderson Coelho/ND

Em 8 outubro de 1924, com a saúde já debilitada por um câncer no estômago, o então governador Hercílio Luz inaugurou simbolicamente a ponte. Ele atravessou uma réplica de madeira especialmente para o ato simbólico. Na mesma semana, a ponte recebeu o nome de Hercílio Luz. O governador faleceu no dia 20 de outubro. - Anderson Coelho/ND

Inaugurada no dia 13 de maio de 1926, - Flávio Tin/ND

Inaugurada no dia 13 de maio de 1926, - Flávio Tin/ND

Por quase 56 anos, a Ponte Hercílio Luz foi um importante instrumento da mobilidade urbana em Florianópolis, mas recebeu poucos serviços de manutenção. Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz foi interditada no dia 22 de janeiro de 1982, quando absorvia 43,8% do tráfego de Florianópolis. Eram mais de 27 mil veículos por dia. A Ponte Colombo Salles, aberta cerca de sete anos antes, passou a ser a única ligação entre ilha e continente. - Anderson Coelho / ND

Por quase 56 anos, a Ponte Hercílio Luz foi um importante instrumento da mobilidade urbana em Florianópolis, mas recebeu poucos serviços de manutenção. Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz foi interditada no dia 22 de janeiro de 1982, quando absorvia 43,8% do tráfego de Florianópolis. Eram mais de 27 mil veículos por dia. A Ponte Colombo Salles, aberta cerca de sete anos antes, passou a ser a única ligação entre ilha e continente. - Anderson Coelho / ND

Em 1988, foi liberada para pedestres, ciclistas e veículos mais leves, mas voltou a ser interditada totalmente em 1991, mesmo ano de inauguração da Ponte Pedro Ivo Campos. - Anderson Coelho/ND

Em 1988, foi liberada para pedestres, ciclistas e veículos mais leves, mas voltou a ser interditada totalmente em 1991, mesmo ano de inauguração da Ponte Pedro Ivo Campos. - Anderson Coelho/ND

Desde a primeira interdição, foram 20 contratos de elaborações de projetos, manutenção, assessoramento e serviço de obras para a reforma da Ponte Hercílio Luz com um custo de R$ 685 milhões (valores corrigidos) aos cofres públicos. Um vai e vem burocrático e turbulento de quase três décadas. - Acervo Carlos Damião/Arquivo/ND

Desde a primeira interdição, foram 20 contratos de elaborações de projetos, manutenção, assessoramento e serviço de obras para a reforma da Ponte Hercílio Luz com um custo de R$ 685 milhões (valores corrigidos) aos cofres públicos. Um vai e vem burocrático e turbulento de quase três décadas. - Acervo Carlos Damião/Arquivo/ND

No início de 2019, o Governo de Santa Catarina estabeleceu o dia 30 de dezembro como a data de reabertura ao tráfego, com a inauguração em março de 2020. - Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ND

No início de 2019, o Governo de Santa Catarina estabeleceu o dia 30 de dezembro como a data de reabertura ao tráfego, com a inauguração em março de 2020. - Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ND

Últimas notícias