Pão & Vinho

Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições.


Amigas criam vinícola e lançam três vinhos com sabor de primavera

Inicialmente produtora de espumantes, a Amitié parte agora para o mercado de vinhos tranquilos

Uma amizade de muitos anos fez nascer, em 2018, uma nova marca de vinhos no Rio Grande do Sul. A sommelière Andrea Gentilini Milan, gestora e consultora de empresas do setor vitivinícola, e Juciane Casagrande, enóloga com anos de atuação no mercado nacional, juntaram conhecimentos e energia e criaram a Amitié, empresa vinícola que se transformou numa parceria de sucesso. Inicialmente produtora de espumantes, a empresa acaba de lançar no mercado três vinhos tranquilos de bom custo x benefício, próprios para a estação primaveril que acaba de chegar.

O lançamento aconteceu na semana passada, numa degustação que reuniu mais de 50 jornalistas, blogueiros e formadores de opinião, de quatorze estados brasileiros. Numa logística muito bem traçada, os participantes receberam antecipadamente as garrafas pelo correio e as informações por e-mail. Às 17 horas do último dia 17 todos se conectaram à internet e degustaram, juntamente, os três rótulos de vinhos apresentados pela Amitié: um Sauvignon Blanc, um Merlot Rosé e um Pinot Noir. Foi perfeito.

Primeiro espumantes

A Amitié elabora seus vinhos na cidade de Farroupilha, na serra gaúcha, em parceria com a Cooperativa Vinícola São João, entidade fundada em 1931, que reúne cerca de 480 famílias produtoras uvas. Em 2018, a empresa lançou no mercado cinco rótulos de espumantes que somaram 10 mil garrafas. O sucesso veio de cara. Em 2019, o volume cresceu para 58 mil garrafas. E um dos rótulos, o Amitié Cuvée Brut, conquistou uma importante premiação internacional. Este ano, a produção bateu em 100 mil garrafas. Motivadas pelo sucesso dos espumantes, Andrea e Juciane decidiram partir para um projeto de vinhos tranquilos (vinhos normais, não espumantes).

A ideia inicial era lançar apenas um rótulo de Merlot rosé. Mas a excelente safra de uvas deste ano agregou o Sauvignon Blanc e o Pinot Noir ao projeto. “Decidimos lançar vinhos jovens, frescos, fáceis de beber”, conta Juciane Casagrande. Conseguiram. Os três rótulos têm teor alcoólico que não ultrapassa os 11,5%. São refrescantes, frutados e florais, vinhos para alimentar longas conversas e acompanhar a culinária típica da temporada de calor que começa a chegar.

Elegância e inovação

“Fazemos produtos elegantes, buscamos inovação”, afirma Andrea Milan. Nesse último quesito, as garrafas dos vinhos Amitié trazem, preso à cápsula, um elegante marcador de taças, que tem em relevo o símbolo do infinito, o mesmo da marca. “O marcador chama a atenção do consumidor para o nosso produto. E funciona como um souvenir”, comenta Juciane. O acessório está fazendo sucesso. Um novo rótulo de um vinho de guarda está sendo preparado pelas sócias. Ainda em segredo, o produto deve ser lançado no ano que vem. A amizade e parceria de Andrea e Juciane prometem novas surpresas.

Provei os três vinhos tranquilos da Amitié. Veja as notas de prova:

Um Sauvignon com perfil exótico – Foto: João Lombardo

Amitié Sauvignon Blanc 2020 – Farroupilha – RS

100% Sauvignon Blanc. Cor amarelo palha com leves reflexos esverdeados. Aromas de frutas, notas melão, maçã verde, tutti-frutti. Floral. Paladar frutado, acidez agradável, corpo leve. Delicioso para acompanhar ostras in natura, peixes fritos e grelhados, mexilhões cozidos e ao vinagrete, ceviche, sushi e sashimi e outras delícias do mar.

Um curinga gastronômico – Foto: João Lombardo

Amitié Merlot Rosé 2020 – Farroupilha – RS

100% Merlot. Cor rosa cobreada. Aromas de frutas vermelhas, morango, framboesa. Boca fresca, frutada, corpo médio, boa intensidade no paladar. Gostoso com casquinha de siri, pratos com polvo, galeto, costelinha de porco na brasa, receitas da cozinha asiática, paella e um delicioso spaghetti ao alho e óleo.

Um tinto para o calor – Foto: João Lombardo

Amitié Pinot Noir 2020 – Farroupilha – RS

100% Pinot Noir. Cor rubi de média intensidade. Aromas de frutas vermelhas, morango, framboesa, ameixa fresca. Nota floral de violeta. Paladar fresco, acidez importante, taninos leves e redondos. Gostoso com carnes magras grelhadas, galeto, massas com molhos à base de tomate, risoto de funghi, magret e cortes de pato ou caças de pena.