“Bolovo” de colher e pão doce alemão para se deliciar nesta Páscoa

Confira duas deliciosas criações que, apesar da distância no tempo e no espaço, são sucesso garantido à mesa

A jornalista Celina Sales sempre gostou de cozinhar, mas começou a levar a aptidão a sério depois que passou a fazer toda a mesa de doces das festinhas de aniversário da filha Camila, de 13 anos. Os bolos diferentes e docinhos decorados no capricho chamaram atenção dos vizinhos e amigos, e informalmente surgiram as primeiras encomendas. O negócio foi dando tão certo, que em 2014 Celina montou um food truck de doces.

“Naquela época, eu fazia um bolo de pote que era sucesso, de chocolate, creme belga e morangos. Não dava conta de fazer, vendia muito. Então, quando chegou a Páscoa recebi uma encomenda de um ovo de colher diferente, e logo pensei em adaptar aquele bolo para o ovo de chocolate, que iria ficar melhor ainda. Assim nasceu o ‘bolovo’ de Páscoa”, conta.

Hoje, o food truck vende também salgados, mas o bolovo virou tradição na casa e entre os amigos da jornalista. Cada ano chegam mais encomendas e elogios. “Fico feliz que uma receita que criei faça tanto sucesso e agrade tanta gente. Acredito que a Páscoa é isso, união, alegria, e se tem um doce gostoso, ajuda ainda mais”, diz Celina.

Desde que Celina criou o bolovo, em 2014, ele impulsionou sua carreira na gastronomia – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Receita Bolovo de Páscoa

Casca

-500g de chocolate ao leite fracionado ou temperado

Recheio

– 1/4 de bolo de chocolate

– 1lt de leite condensado

– ½ lt de creme de leite

– ½ lt de leite

– 100g de chocolate branco

– 1 colher de chá de amido de milho

– Essência de baunilha

– 1 bandeja de morangos higienizados

– 1 colher de chocolate 50%

Modo de fazer

– Em uma panela, coloque meia lata de leite condensado, mesma medida de leite, o amido de milho, o chocolate branco e a essência de baunilha. Mexa em fogo baixo até ficar na consistência de um brigadeiro. Espere esfriar e acrescente a meia lata de creme de leite gelado. Mexa bem para não criar bolinhas.

– Em outra panela, faça o brigadeiro da forma tradicional e espere esfriar.

– Enquanto isso, derreta o chocolate e coloque na forma de acetato para moldar as cascas e esfarele o bolo de chocolate para ele virar uma farofa.

Montagem: dentro da casca de chocolate, coloque uma camada fina do bolo triturado, uma mais generosa do creme belga e os morangos picados. Acrescente outra camada de bolo, outra do creme e morango e, por fim, mais uma de bolo. Finalize com o brigadeiro no bico de confeitar e decore com morangos.

Leia também:

Receitas de Páscoa que aquecem o coração e inspiram o paladar

Conheça o incrível bolo de coelho, uma tradição familiar de 40 anos

As memórias de infância na receita da bacalhoada especial de Páscoa

Stollen, o delicioso pão doce nascido lá na Alemanha e que é sucesso em mesas de todo o mundo – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Stollen, o antigo pão alemão doce

Antiga receita surgida na Alemanha, o stollen é um bolo ou pão doce amanteigado com frutas cristalizadas em formato de rocambole. A tradição começou no Natal, mas com o passar do tempo também virou um prato típico da Páscoa alemã.

Na Alemanha, a receita é tão popular que existe até uma festa para o bolo, a “Stollenfest”, na qual é preparado um stollen gigante. Helô Amante Miot, sócia de uma padaria alemã em Florianópolis, compartilha a receita tradicional importada da Alemanha.

Stollen

Massa

– 1 xícara (chá) de leite (240 ml)

– 1 envelope de fermento biológico seco

-2/3 de xícara (chá) de açúcar (100 g)

– 4 a 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 600 g)

– 1 colher (chá) de sal

– 1 ovo

– 200 g de manteiga em temperatura ambiente e bem pastosa

– 1 colher (chá) de canela em pó

– ½ colher (chá) de noz-moscada ralada

– Raspas de 1 laranja

– Raspas de 1 limão

– 1 e ½ xícara (chá) de uva-passa escura (225 g)

– 1 xícara (chá) de laranja cristalizada em cubinhos (130 g)

– ¼ de xícara (chá) de rum ou conhaque (60 ml)

– Manteiga para untar

Finalização

– 50 g de manteiga derretida

– ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (aproximadamente 60 g)

Modo de fazer

– Junte o leite, o fermento, o açúcar, 1 xícara de farinha, misture e deixe repousar por 10 min, até começar a borbulhar.

– Acrescente o sal, o ovo, a manteiga, a canela, a noz moscada, as raspas de limão e de laranja e, aos poucos, vá juntando a farinha e trabalhando até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos. Continue trabalhando a massa até ficar bem macia.

– Cubra a massa com um pano e deixe repousar por umas 2h, até dobrar de volume (o processo é lento, pois a massa é pesada). Enquanto isso, coloque a uva-passa e o rum numa tigela e deixe repousar.

– Leve os pães ao forno a 180°C, deixe nessa temperatura por 10 min, diminua pra uns 160°C (médio) e continue assando por mais uns 25 min, até que estejam crescidos e bem dourados, inclusive a superfície.

– Retire os pães do forno e, imediatamente, pincele o primeiro stollen na superfície e nas laterais com metade da manteiga derretida, depois faça o mesmo com o outro.

– É fundamental lambuzar os stollens muito bem com a manteiga. Em seguida, antes dos pães absorverem toda a manteiga, usando uma peneira, cubra os dois pães com uma camada bem farta de açúcar de confeiteiro para fazer uma camada branca e espessa.

– Coloque cada stollen ainda morno num saco plástico, feche e deixe descansar de 24 a 72h antes de servir.

+

Inspira!