Castanha do Pará e queijo coalho são incorporados em Baião de Dois

A criação é das alunas de Nutrição da UniSociesc, finalistas de concurso gastronômico

Camila Córdova e Aline Cristina Brogni se encontraram na UniSociesc quando começaram o curso de nutrição. A amizade cresceu e a quantidade de trabalhos também. Essa mistura deu certo. Foi assim nos últimos anos e não seria diferente no fim do curso. Para garantir horas de estágio elas decidiram criar uma receita, justificando a qualidade do alimento e o valor nutricional. A intenção também era inscrever o prato em um concurso. O desafio contou com o incentivo da professora. A receita deu tão certo que elas foram passando as etapas e chegaram na final do Dual Urbano 2021 concorrendo com mais de 110 inscritos.

“O legal foi ter conhecido outras pessoas do estado que estavam competindo com a gente, com alto conhecimento e muitas habilidades técnicas” , relembra Camila. Já para Aline foi completamente inesperado chegar tão longe: “O concurso foi bem concorrido e superou as nossas expectativas, a gente conheceu mais sobre a Urbano, foi importante”.

Aline e Camila finalistas no concurso gastronômico são alunas de nutrição Unisociesc – Foto: Divulgação/UnisociescAline e Camila finalistas no concurso gastronômico são alunas de nutrição Unisociesc – Foto: Divulgação/Unisociesc

Se a parceria é sucesso em sala de aula, elas apostaram em outra dupla que sempre agrada o brasileiro: arroz e feijão. Camila e Aline fizeram um Baião de Dois, comida tipicamente do sertão do Ceará. Como cada receita tem o toque especial de quem faz, a das estudantes de nutrição tem castanha do Pará e queijo coalho. “As castanhas escolhemos por ser do grupo das oleaginosas e deveria ser um alimento consumido todos os dias pelas pessoas por ser um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol ruim e por ser rica também em minerais que ajudam na absorção das vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K”, explica Camila.

Baião de dois foi o prato escolhido pela dupla – Foto: Divulgação/UnisociescBaião de dois foi o prato escolhido pela dupla – Foto: Divulgação/Unisociesc

Para você testar essa receita nutritiva e colorida aí na sua casa, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500g de carne seca
  • 1 xícara de feijão
  • fradinho
  • 1 xícara de arroz
  • 1/2 cebola1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (café) de sal
  • Louro
  • 200g de queijo coalho
  • 70g de bacon em cubos
  • 1 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 talos de cebolinha verde
  • Coentro a gosto
  • Pimenta a gosto
  • 12 castanhas do Pará

Se atente ao procedimento para não perder nenhuma dica!

Preparo da carne:

Corte a carne seca em cubos grandes de cerca de 7 cm. O tamanho é o ideal para dessalgar a carne sem tirar completamente o sal e também para desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave em água corrente. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria. Cubra a tigela com um prato e deixe na geladeira por 24 horas. Troque a água pelo menos uma vez durante este período. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão.

Preparo da carne e feijão:

Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir. Despreze a água do cozimento, junte o feijão-fradinho e repita o passo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por apenas 10 minutos. O feijão não pode cozinhar demais e desmanchar. Após os 10 minutos de cozimento, desligue o fogo. Com uma pinça, transfira os cubos de carne para um prato e desfie com dois garfos. Descarte os pedaços maiores de gordura. Sobre uma tigela, passe o feijão por uma peneira e reserve a água do cozimento.

Preparo do arroz:

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com o sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Acrescente o arroz e mexa bem por cerca de 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. Meça 2 xícaras (chá) da água do cozimento reservada e regue sobre o arroz. Junte a folha de louro, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor.

Refogado:

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Corte o queijo de coalho em cubos de 1 cm. Leve ao fogo médio uma frigideira grande, de preferência antiaderente. Quando aquecer, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa e junte os cubinhos de queijo. Deixe por cerca de 2 minutos, até descolar do fundo, e mexa com a espátula para dourar por igual. Transfira para uma tigela e reserve. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga de garrafa. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Junte os cubos de bacon e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto. Adicione a carne-seca desfiada e mexa por cerca de 2 minutos para aquecer. Acrescente ½ xícara (chá) da água do cozimento reservada e misture bem – isso vai deixar o baião de dois mais molhadinho. Desligue o fogo, junte o feijão-fradinho e misture bem. Abra a panela do arroz, solte os grãos com um garfo e transfira para a frigideira com o refogado. Misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta. Junte os cubinhos de queijo dourados e a cebolinha. Pique grosso as castanhas. Misture e finalize com folhas de coentro e as castanhas picadas.

Dupla faz sucesso com sua adaptação da tradicional receita brasileira – Foto: Divulgação/UnisociescDupla faz sucesso com sua adaptação da tradicional receita brasileira – Foto: Divulgação/Unisociesc

Posso garantir que o cheiro abre o apetite e o sabor supera as expectativas. Com essa receita especial encerramos a temporada do Minha Receita no ND+. Até a próxima!

+

Minha Receita no ND+

Loading...