Conheça o empresário que trouxe a típica cozinha portuguesa para a Ilha de Santa Catarina
Restaurante Solar de Sintra participa do Festival Floripa Gourmet, que prossegue até este domingo (6)

Natural do Concelho de Sintra, João Henrique Cristóvão Franco deixou Portugal quando o país enfrentava grave crise econômica para empreender no Brasil. Ele e a chef Andréia de Paula, cuiabana que trabalhava em um restaurante da família dele, com quem foi casado e tem um filho, escolheram Florianópolis, cidade que não conheciam, para abrir uma casa de comida portuguesa. Assim, surgiu em fevereiro de 2009 a Marisqueira Sintra, em Santo Antônio de Lisboa. Nove anos depois, em março, ele abriu no SC 401 Square Corporate outro restaurante, o Solar de Sintra, que participa até este domingo do Festival Floripa Gourmet.
Por que resolveram vir para o Brasil, especificamente Florianópolis?
A vinda para o Brasil coincidiu com uma das maiores crises econômicas em Portugal, nos anos 2008 a 2010. Nenhum de nós conhecia Florianópolis. Então, mesmo sendo ela de Cuiabá, começamos a percorrer o Brasil de Norte a Sul para encontrar uma cidade de litoral que fosse um pouco parecido com a região de onde eu sou (Sintra). Florianópolis foi uma cidade que me cativou muito.
Enquanto a cozinha da Marisqueira está sob comando da chef Andréia, o Solar tem à frente, desde o início, o chef António Mestre. Ele veio para a cidade especialmente para trabalhar contigo?
O António também é português, natural de uma localidade de Ericeira, perto de Ribeira d’ilhas, onde se efetua os campeonatos do mundo de surfe e também bem pertinho de Sintra. A vinda do António para o Solar é uma história bem linda, pois andei com ele ao colo e vivi com ele até a idade de oito, nove anos dele, e que nos viemos encontrar aqui no Brasil ao fim de 25 anos.

Por que abrir restaurantes semelhantes em endereços tão próximos?
Não tem muita semelhança, independentemente dos dois serem de comida típica portuguesa. Enquanto a Marisqueira está mais focada em frutos do mar, peixes, bacalhaus, o Solar, além destes produtos, tem também muitos pratos de carne bem típicos em Portugal, como o cordeiro, o cabrito e o bem conhecido leitão típico da Bairrada, que é umas das maravilhas gastronômicas da Mealhada, região da Bairrada. O porquê nesta localização, quando me apresentaram este projeto [Square Corporate], acreditei muito nele, não só pela localização, como pelas infraestruturas.
Há intenção de ampliar o atendimento com a abertura de mais casas na cidade?
Nunca sabemos o dia de amanhã, e para mim não existe a palavra “nunca”.
Sintra, como quase Portugal inteiro, é famosa também por sua gastronomia. Quais são os pratos mais característicos de lá que estão nas mesas dos teus restaurantes?
Praticamente quase todo o cardápio que tenho no Solar.

Os cardápios tentam seguir à risca a receita original portuguesa ou misturam ingredientes locais para a criar novas versões?
A efetivação do cardápio, normalmente, é com os produtos que se faz em Portugal. Mas não quer dizer que não possamos, por vezes, alterar um pouco os pratos na vontade do cliente, pois nossa cozinha é bem flexível para isso.
Quais produtos são trazidos de Portugal?
Vinhos, azeite, bacalhau, algumas bebidas especiais para fazer alguns tipos de molhos e doces, azeitonas, queijos da Serra da Estrela, enchidos…

Cozinhas também ou só cuidas da administração, escolha dos produtos e fornecedores?
Faço um pouco de tudo, menos cozinhar… só provo as comidas para dar o meu OK.
A arquitetura e a decoração da Marisqueria e do Solar contêm vários elementos típicos da cultura lusa. A ideia é reproduzir o ambiente de uma casa portuguesa com fidelidade ou apenas compô-lo com referenciais?
A ideia foi sempre referenciar a minha terra (Sintra), não só pelo artesanato, como pela apresentação das pinturas dos palácios.

Que importância tem para o setor gastronômico eventos como o Festival Floripa Gourmet?
Principalmente no que diz respeito ao Solar de Sintra, foi uma forma de dar mais a conhecer aos clientes, mas normalmente estes eventos são muito interessantes para que os próprios restaurantes possam apresentar a sua gastronomia com preços interessantes.
>>> Assista ao vídeo com o convite de João Henrique para conhecer o menu especial do Solar de Sintra durante o Festival Floripa Gourmet: