Cultura culinária: conheça a fama da pesca artesanal da tainha, em Florianópolis

De maio a julho, a tainha vira prato típico local com pesca artesanal e aguça o paladar de turistas e nativos para provar o famoso peixe da temporada

Faz mais de um mês que a tradicional pesca artesanal da tainha começou em Santa Catarina e a fama desse peixe de época aguça não só a curiosidade, mas também o paladar de nativos e turistas que desejam provar a gastronomia local do outono e inverno catarinense em cidades litorâneas. 

Pesca de Tainha na praia do Novo Campeche, em Florianópolis – Foto: Pesca Tainha – Novo Campeche/Anderson CoelhoPesca de Tainha na praia do Novo Campeche, em Florianópolis – Foto: Pesca Tainha – Novo Campeche/Anderson Coelho

O período de permissão da pesca, normalmente de maio a julho, é muito importante para preservar o ciclo de reprodução da tainha e permitir que todos os anos o peixe se reproduza de forma sustentável e mantenha o equilíbrio no ecossistema.

A tainha catarinense é tão famosa que o nosso estado é responsável por cerca de 80% da pesca de todo o Brasil que até já virou Patrimônio Cultural. Além disso, a tradição da safra atrai olhares de quem está pelo litoral pela forma como é feito todo esse trabalho coletivo, dividido por etapas sincronizadas para execução.

Em ponto estratégico, um vigia fica de olho na chegada dos cardumes e avisa os pescadores por um rádio que logo colocam as canoas na água com metros e metros de rede de arrasto até fechar um imenso círculo. Em terra, duas equipes esperam com força e muita energia para puxar as tainhas presas na rede. 

A pesca da tainha faz parte da cultura catarinense e se torna até mesmo um evento todos os anos pela forma como é conduzida pelos pescadores. Não é apenas um período de safra, mas também um tempo esperado pelas pessoas que dependem do sustento e precisam garantir a renda.   

Com a pesca da tainha garantida, quem faz a rainha da safra brilhar são os restaurantes que servem com diversos preparos e acompanhamentos. O peixe quando é fresco tem outro sabor, textura e está rico em nutrientes, por isso na hora de optar por provar um bom prato de frutos do mar à base de peixe, escolha no menu pela opção que é de época: peixes de safra oferecem melhor custo-benefício e agrada o paladar e o bolso também. 

Restaurantes em Florianópolis servem tainha com desconto

Em Florianópolis, é possível encontrar excelentes restaurantes com diversos preparos da tainha e acompanhamentos que usam o período de safra para oferecer opções assadas, grelhadas ou até mesmo as ovas. Saiba quais são os parceiros que oferecem até 15% de desconto para quem é assinante do Clube NDmais. 

Tainha assada, filé de tainha, posta ovada, ova aperitivo com acompanhamento de arroz, pirão e farofa – Foto: Yxpia Joaquina BarTainha assada, filé de tainha, posta ovada, ova aperitivo com acompanhamento de arroz, pirão e farofa – Foto: Yxpia Joaquina Bar

No cardápio do Yxpia Joaquina Bar, a tainha chega como novidade do menu e com diferentes preparos para saborear de todas as formas o peixe da época: seja assada, em filé, posta ovada ou ova aperitivo com os principais e clássicos acompanhamentos de arroz, pirão e farofa. 

O Yxpia está localizado na Praia da Joaquina com uma vista incrível para o mar e reúne em um único lugar gastronomia, natureza e entretenimento. Quem é assinante do Clube NDmais tem 10% de desconto e ganha de brinde uma jarra de caipirinha de um litro. Para usar o benefício é só gerar o voucher na plataforma e apresentar no local. 

Prove diferentes preparos de tainha no Yxpia Joaquina Bar com desconto do Clube NDmais

Tainha grelhada – Foto: La Canoa Frutos do Mar/DivulgaçãoTainha grelhada – Foto: La Canoa Frutos do Mar/Divulgação

Com ambiente acolhedor e deck com vista para o mar, o La Canoa Frutos do Mar está localizado em São José e é um restaurante que serve frutos do mar.

No cardápio da casa também está a famosa tainha da região servida grelhada com temperos e preparo especial. Quem é assinante do Clube NDmais tem 15% de desconto nos pedidos da casa. Para usar o benefício é só gerar o voucher na plataforma e apresentar no pagamento. 

Prove tainha grelhada no La Canoa Frutos do Mar com desconto do Clube NDmais

Preparo com ova de tainha – Foto: iStock/DivulgaçãoPreparo com ova de tainha – Foto: iStock/Divulgação

Um dos restaurantes mais tradicionais de Florianópolis, o Lindacap tem no seu registro a valorização da culinária típica da região e por isso não podia deixar de fora o preparo com ovas de tainha, essência da mesa manezinha, rica em nutrientes saudáveis como proteínas, vitaminas e minerais.

Quem é assinante do Clube NDmais tem o benefício de 10% de desconto no buffet do almoço para pagamento no dinheiro. Para usar o benefício, basta gerar o voucher direto na plataforma da rede de parceiros e apresentar no estabelecimento. 

Prove ovas de tainha no Lindacap com desconto do Clube NDmais 

Conheça o Clube NDmais

Clube de descontos do Grupo ND, o Clube NDmais conta com uma rede de benefícios com mil parceiros cadastrados e exclusivos em restaurantes, barbearias, cursos de idiomas, pet shops e em diversos outros segmentos que chegam até 60% de desconto. 

Com assinatura mensal a partir de R$ 9,90/mês, quem entra para o Clube NDmais também concorre a quatro sorteios mensais de R$ 10 mil e benefícios exclusivos para assinantes com cobertura da Icatu Seguros.

+

Clube NDmais