Floripa Gourmet: Fernando Marcondes enaltece a boa fase da cidade
A principal alavanca de Florianópolis para o desenvolvimento do turismo está na eloquência das suas belezas naturais, que se alinham entre as melhores do mundo, e na sua gastronomia.

No último final de semana, resolvi aproveitar o último friozinho do outono para conhecer o Armazém Rita Maria. Lá fui jantar com minha esposa no restaurante Le Pario, voltado para comida francesa eindicado pelo Clube dos Gourmets. Excelente restaurante. O Armazém estava lotado, mas tudo muito bem distribuído, com gente muito bonita.
Fiquei entusiasmado com a qualidade do ambiente. Tal qualidade tem também o Pátio Milano, com seus variados e atrativos ambientes, e a Primavera da mesma forma, destacando-se seu belo restaurante Nipo, no roof top. Estes três equipamentos cabem nos melhores locais de Londres e Barcelona, onde estive recentemente atento às áreas de gastronomia e entretenimento.
Florianópolis, além de importantes restaurantes em vários pontos da cidade, tem mais os roteiros gastronômicos de Coqueiros/ Cacupé/Santo Antônio/Sambaqui e Ribeirão da Ilha, que conheço e aprecio. Pretendo visitar (ou melhor revisitar) o canal da Barra da Lagoa, a Costa da Lagoa e a Avenida das Rendeiras com seus restaurantes de frutos do mar – verdadeiro colar de iguarias lambendo as águas da incrivelmente bela Lagoa da Conceição.
O fato é que Florianópolis detém a melhor comida de Santa Catarina. Balneário Camboriú tem muitos e bons restaurantes, mas não vence Florianópolis em qualidade, beleza dos ambientes e glamour.
Esse grande feito da cidade deve-se, em grande parte, aos trabalhos da Floripa Amanhã, coordenado por Anita Pires e outros, que conseguiu incluir Florianópolis como uma das Cidades Unesco de Gastronomia, verdadeiro prêmio só compartilhado por apenas mais três cidades no Brasil.
A principal alavanca de Florianópolis para o desenvolvimento do turismo está na eloquência das suas belezas naturais, que se alinham entre as melhores do mundo, e na sua gastronomia.
Ousaria dizer que se investirmos na melhoria dos serviços nos hotéis, bares e restaurantes; na formação de mão de obra em culinária (temos importantes escolas) e na qualificação dos insumos do mar, em especial mariscos, ostras, berbigão e vieiras, Florianópolis poderá dar passos céleres no desenvolvimento do seu turismo, vale dizer, no aumento de empregos qualificados e na geração de renda em toda a economia.
Abraços, Fernando Marcondes