Cacau Menezes

cacau.menezes@ndtv.com.br Apaixonado pela sua cidade, por Santa Catarina, pelo seu país e pela sua profissão. São 45 anos, sete dias por semana, 24 horas por dia dedicados ao jornalismo


Floripa Gourmet: Fernando Marcondes enaltece a boa fase da cidade

A principal alavanca de Florianópolis para o desenvolvimento do turismo está na eloquência das suas belezas naturais, que se alinham entre as melhores do mundo, e na sua gastronomia.

Armazém Rita Maria – Aéreo – Foto: Divulgação/Armazém Rita MariaArmazém Rita Maria – Aéreo – Foto: Divulgação/Armazém Rita Maria

No último final de semana, resolvi aproveitar o último friozinho do outono para conhecer o Armazém Rita Maria. Lá fui jantar com minha esposa no restaurante Le Pario, voltado para comida francesa eindicado pelo Clube dos Gourmets. Excelente restaurante. O Armazém estava lotado, mas tudo muito bem distribuído, com gente muito bonita.

Fiquei entusiasmado com a qualidade do ambiente. Tal qualidade tem  também o Pátio Milano, com seus variados e atrativos ambientes, e a Primavera da mesma forma, destacando-se seu belo  restaurante  Nipo, no roof top. Estes três equipamentos cabem nos melhores locais de Londres e Barcelona, onde estive recentemente atento às áreas de gastronomia e entretenimento.

Florianópolis, além de importantes restaurantes em vários pontos da cidade, tem mais os roteiros gastronômicos de Coqueiros/ Cacupé/Santo Antônio/Sambaqui e Ribeirão da Ilha, que conheço e aprecio. Pretendo visitar (ou melhor revisitar) o canal da Barra da Lagoa, a Costa da Lagoa e a Avenida das Rendeiras com seus restaurantes de frutos do mar – verdadeiro colar de iguarias lambendo as águas da incrivelmente bela Lagoa da Conceição.

O fato é que Florianópolis detém a melhor comida de Santa Catarina. Balneário Camboriú tem muitos e bons restaurantes, mas não vence Florianópolis em qualidade, beleza dos ambientes e glamour.

Esse grande feito da cidade deve-se, em grande parte, aos trabalhos da Floripa Amanhã, coordenado por Anita Pires e outros, que conseguiu incluir Florianópolis como uma das Cidades Unesco de Gastronomia, verdadeiro prêmio só compartilhado por apenas mais três cidades no Brasil.

A principal alavanca de Florianópolis para o desenvolvimento do turismo está na eloquência das suas belezas naturais, que se alinham entre as melhores do mundo, e na sua gastronomia.

Ousaria dizer que se investirmos na melhoria dos serviços nos hotéis, bares e restaurantes; na formação de mão de obra em culinária (temos importantes escolas) e na qualificação dos insumos do mar, em especial mariscos, ostras, berbigão e vieiras, Florianópolis poderá dar passos céleres no desenvolvimento do seu turismo, vale dizer, no aumento de empregos qualificados e na geração de renda em toda a economia.

Abraços, Fernando Marcondes

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...