Minestra de feijão com arroz, calabresa e torresmo

A receita da Itália passada de geração em geração na família de Rosângela Crispim

A receita de hoje vem com sabor de inverno, daquelas que te abraçam, e tem a chancela dos italianos, chegou aqui em Santa Catarina pelo imigrantes. Parece uma “zuppa”, em português sopa. O nome desse prato na Itália é “minestra” mas aqui ganhou uma versão usando a dupla preferida do brasileiro: feijão e arroz. Por isso ganhou o nome de minestra de feijão.

A Larrissa Martinez estuda Gastronomia na UniSociesc e achou interessante a releitura da receita produzida pela cozinheira Rosângela Crispim. “Vamos supor que estamos no inverno e vamos fazer um caldo. Na receita da Rosângela ela não bate no liquidificador e isso já não se torna uma sopa. Ela tem ainda duas opções: macarrão ou arroz”.

A receita de família que ganhou ingredientes brasileiros: calabresa e torresmo – Foto: Reprodução: Três Oitavos FilmesA receita de família que ganhou ingredientes brasileiros: calabresa e torresmo – Foto: Reprodução: Três Oitavos Filmes

Rosângela se inscreveu no quadro Minha Receita no ND+ porque faz questão de dividir o que é bom. Ela quer compartilhar com você, sem esconder os segredos da receita de família. A Minestra de Feijão era feita pela avó que passou para a mãe, que ensinou para Rosângela e os outros filhos. “É muita conhecida na minha família e basicamente é o feijão feito com muito tempero e também calabresa e torresmo”, explica Rosângela.

Difícil é resistir ao cheiro durante o preparo. Pode anotar os ingredientes e experimentar na sua casa que vale a pena!

Ingredientes da Minestra de Feijão

  • 500g de feijão
  • 1 litro de água
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 cebola média picada
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 folhas de manjericão picadas
  • 4 folhas de alfavaca picadas
  • Salsinha e cebolinha verde a gosto
  • 100g de torresmo prensado
  • 1 calabresa cortada em rodelas
  • 1 xicara (chá) de arroz branco lavado e escorrido
A Minestra de Feijão que traz memórias afetivas para Rosângela – Foto: Reprodução: Três Oitavos FilmesA Minestra de Feijão que traz memórias afetivas para Rosângela – Foto: Reprodução: Três Oitavos Filmes

Preparo: Comece deixando tudo picado para facilitar o andamento da receita que é prática. Outra escolha que auxilia nesse quesito é o torresmo. A Rosângela reforça que o alimento é uma opção e explica que prefere usar o prensado por ser mais vantajoso. “A pessoa pode usar aquele pururuca que é mais durinho, demora mais para cozinhar, gosta mais de mastigar, pode usar aquele que tem mais um pouquinho de gordura. Esse aqui ele tem um cozimento mais rápido porque ele desmancha no feijão, então vai ficar bem cremoso e vai acrescentar sabor”

Com o feijão lavado, coloque na panela de pressão com água e sal. Quando a panela pegar a pressão pode deixar cozinhando por 40 minutos. Ao sair a pressão, ainda na panela, amasse o feijão e retire o excesso de cascas. Aproveite para conferir o sal. Agora com a tampa aberta deixe o feijão no fogo, fervendo. Adicione a calabresa e torresmo.

“Minha mãe conta que quando meus irmãos eram jovens, ela assava muito pão, e quando sobrava a minestra de um dia pro outro ela usava de mistura no pão por ficar cremoso”, lembra Rosângela.

A segunda etapa da receita é preparar o gostinho a mais dessa Minestra: um refogado de temperos e folhas verdes. Coloque o óleo ou azeite e frite até ficar molinha a cebola, cebolinha, salsa, alho manjericão, salsinha e alfavaca. Depois é só adicionar no feijão e tempere com pimenta do reino. Olhando na panela, lembra uma feijoada só que a Larissa explica a diferença vantajosa dessa receita. “A feijoada você tem um prato separado, o arroz, o feijão, o couve, a farofinha e a laranja. No prato da Rosângela é feito tudo misturado. Você tem o gosto com praticidade porque a feijoada é demorada”

Cremosa e saborosa, a Minestra de Feijão é servida ainda quente – Foto: Reprodução: Três Oitavos FilmesCremosa e saborosa, a Minestra de Feijão é servida ainda quente – Foto: Reprodução: Três Oitavos Filmes

Falta só mais um ingrediente: o arroz! É adicionar na panela e deixar ferver até ficar molinho. Quando atingir o cozimento, pronto! Pode servir essa delícia e se prepare para o desafio de tentar não repetir!

+

Minha Receita no ND+

Loading...