Minha Receita no ND+: Arroz Americano

Uma receita preparada por Filipe Curti mostra como misturar o nosso ingrediente principal, o arroz, ao corte de carne mais popular dos EUA

​​Filipe Curti é veterinário, mas a vocação dele está na preparação do churrasco. Ele relembra que ao pesar 130kg precisou  fazer uma dieta com muito consumo de proteína e ali começava o gosto em elaborar receitas com carne. “Sempre fui um amante da proteína da carne e do churrasco, mas há algum tempo eu estava com sobrepeso e resolvi fazer uma mudança de vida e de hábitos”, complementa Filipe.

A paixão virou uma nova profissão:  pitmaster,  churrasqueiros em inglês. Esse requinte americano também fica claro nas receitas que ele cria, tanto que utiliza o corte de carne mais queridinho nos EUA: o brisket. O que é brisket? O professor de Gastronomia da UniSociesc, Alexandre Ehlert explica: “Brisket é um preparo americano feito com peito bovino e passa por um processo de marinada, imerso em água com várias especiarias e açúcar. Isso leva de 7 a 8 dias. Depois, é defumado para que ele crie o sabor do defumado e cozinhe”.

Brisket, o corte do peito bovino é muito tradicional no Texas, EUA – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesBrisket, o corte do peito bovino é muito tradicional no Texas, EUA – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

Filipe, que sempre assistiu programas de culinária na televisão, se inspirou e decidiu criar um prato misturando o brisket com uma preferência nacional: o arroz! Assim nasceu o Arroz Americano. “Você prepara o arroz normalmente enquanto isso refoga o brisket. Depois fazemos um creme para envolver a carne e o arroz e levar ao forno”, resume Filipe. Uma deliciosa opção para o seu almoço. Quer saber como fazer? Anote aí!

Ingredientes:

  • 200 gramas de Brisket (peito bovino defumado desfiado)
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • Azeite
  • Sal a gosto
  • 4 xicaras de arroz cozido
  • 1 cenoura
  • Salsinha a gosto
  • 1 caixinha de creme de leite
  • ½ pote de requeijão
  • 1 xícara de queijo parmesão
  • 150 gramas de mussarela
Minha Receita no ND+: Arroz Americano criado pelo pitmaster Filipe Curti – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesMinha Receita no ND+: Arroz Americano criado pelo pitmaster Filipe Curti – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

Modo de preparo do brisket:

Aqueça a frigideira com azeite para refogar o alho e cebola. Depois acrescente o brisket e refogue por 3 minutos. Adicione a salsa e depois a cenoura. Pode colocar o requeijão misturando bem. Para ficar mais cremoso despeje o creme de leite misturando sempre. Ao incorporar e formar um molho adicione o queijo parmesão.

Montagem do Arroz Americano:

Já deixe o forno aquecendo enquanto você unta a forma com manteiga. Faça a primeira camada com todo o arroz. Por cima coloque o preparo do brisket com o molho. Misture para ficar uniforme. Cubra com mussarela e leve ao forno a 220°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Professor de Gastronomia da UniSociesc aprova o preparo do brisket – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesProfessor de Gastronomia da UniSociesc aprova o preparo do brisket – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

Dica do Mentor da UniSociesc

Filipe ganhou a mentoria do professor Alexandre da UniSociesc. Os dois bateram um bom papo, rolaram dicas para valorizar ainda mais o sabor da receita e até uma degustação antes do prato ficar pronto.

O professor fez uma sugestão ainda no preparo inicial: a troca do azeite por manteiga pra refogar a cebola. “Essa manteiga ele poderia deixar ela dar uma queimada e a cebola caramelizar nessa manteiga. Ficaria mais interessante que utilizar o azeite”, explica Alexandre.

Para você em casa que não sabe preparar o brisket e não sabe onde encontrar, não precisa ficar sem fazer a receita, o professor te oferece uma alternativa: “A carne seca poderia deixar em torno de 1 ou 2 dias desalgando, depois cozinha ela e desfia. Só que a carne seca não vai trazer o sabor do defumado do brisket e também não vai trazer o sabor da quantidade de insumos utilizados no tempero dele”, sugere Alexandre.

+

Minha Receita no ND+

Loading...