Minha Receita no ND+: Bolinho de arroz integral

A receita rápida, fácil e nutritiva de Kátia Gomes

Toda família tem uma receita de bolinho de arroz. Tradicionalmente, é produzido com as sobras de alguma refeição que ganhou espaço na geladeira. No entanto, a cozinheira Kátia Gomes de Oliveira inovou. Ela adaptou a receita da mãe e criou um bolinho de arroz integral que não é frito, mas assado. O lanchinho passou a ser o preferido dos filhos que gostam de alimentos mais saudáveis.

O bolinho de arroz integral criado pela Kátia ao sair do forno – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesO bolinho de arroz integral criado pela Kátia ao sair do forno – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

“É muito simples! É só misturar todos os ingredientes, levar ao forno por até 40 minutos e já temos um lanchinho pronto.” É assim que Kátia descreve a receita que leva os seguintes ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de arroz integral cozido
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 5 colheres de sopa de semente de girassol
  • 3 colheres de sopa óleo de girassol
  • 2 xícara de frango desfiado e temperado
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 cenoura grande ralado
  • 1 tomate picado
  • Temperos verdes
  • Cebola
  • Alho
  • Pimenta
  • Orégano
  • 1 colher de café de fermento em pó

Deixar o arroz integral soltinho não é uma tarefa fácil. As queixas de não acertar o ponto do cozimento são comuns. Para você não errar mais a professora de nutrição da UniSociesc, Bianca Moraes, revelou o segredo: “Cozinhar na panela de pressão.” Ela explica que é só refogar os temperos, como alho e cebola, e acrescentar o arroz. Depois, cobrir com água até dois dedos acima dele. Ao ouvir o chiado da panela de pressão conte 12 minutos. Se preferir um arroz mais mole, o ideal para a receita do bolinho, deixe por 15 minutos e desligue o fogo.

Professora de nutrição da UniSociesc ensina como cozinhar arroz integral – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesProfessora de nutrição da UniSociesc ensina como cozinhar arroz integral – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

Com essa dica tudo fica mais fácil. Até quem não sabe cozinhar pode testar essa receita. A Kátia coloca em uma tigela o arroz e vai acrescentando todos os ingredientes e misturando. Você pode untar a forma com óleo de girassol e pré aquecer o forno a 180°. O próximo passo é colocar a mão na massa para fazer as bolinhas. A Kátia faz um acabamento nos bolinhos passando numa mistura de queijo parmesão, orégano e gergelim. É isso que deixará eles torradinhos e com a aparência felpuda. É chegada a hora de assar.

Todos os ingredientes misturados e prontos para serem enrolados – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesTodos os ingredientes misturados e prontos para serem enrolados – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

A professora aprovou a receita devido a quantidade do valor nutricional. Bianca citou as vantagens:

Arroz Integral: Fonte de fibra 

“A gente sabe da importância das fibras para melhorar a função intestinal, também para o controle glicêmico para pessoas que tem diabetes, para quem busca emagrecimento.”

Semente de girassol: Fonte de proteína

“A gente consome em pequenas quantidades mas somado ao longo do dia acabamos tendo um teor proteico não só de origem animal mas de origem vegetal importante.”

Aveia: Fonte de fibra 

“Tem a importância da lignina, um composto que ajuda a retirar o excesso de colesterol ruim como, por exemplo, o LDL que fica nas nossas artérias, além de melhorar o intestino. Órgão esse considerado nosso segundo cérebro. Ele funcionando adequadamente várias questões hormonais acabam sendo normalizadas.”

Gostou? Então é só colocar, literalmente, a mão na massa. A família vai adorar.

+

Minha Receita no ND+

Loading...