Nhoque da fortuna: conhece a tradição?

História que roda o mundo, diz a lenda que comer nhoque todo dia 29 traz sorte e prosperidade

Mais um dia 29 chegou e, para quem gosta de uma boa tradição, precisa saber que hoje é o dia do tradicional nhoque da fortuna, sabia disso? Pela história que roda o mundo desde o século 4, diz que quem come nhoque neste dia terá sempre sorte e dinheiro na vida, mas desde que siga a simpatia ao pé da letra.

Nhoque da fortuna é uma tradição que surgiu no século 4 – Foto: iStock/DivulgaçãoNhoque da fortuna é uma tradição que surgiu no século 4 – Foto: iStock/Divulgação

Para isso, não basta apenas fazer a tradicional massa italiana, é preciso seguir todo um ritual:

  • Colocar moedas ou nota de qualquer valor embaixo do seu prato;
  • Comer, ainda em pé, sete pedaços de nhoque e fazer um pedido especial para cada um deles;
  • Em seguida, pode sentar à mesa para terminar a refeição;
  • Sobre o dinheiro embaixo do prato: uns dizem para que seja feito uma doação; outros para guardar até o dia 29 do próximo mês.

Quando a história do nhoque da fortuna começou?

Pela história, um cristão chamado São Pantaleão, no século 4 e em um dia 29, resolveu se vestir de andarilho e sair pelas ruas em busca de um prato de comida. A caminhada pelo vilarejo rendeu vários “nãos”, até que o santo foi acolhido por uma família humilde que dividiu igualmente sete nhoques para cada pessoa presente.

Ao terminar a refeição, São Pantaleão agradeceu a família que o recebeu em casa e se levantou para ir embora. Ao recolher os pratos da mesa, encontraram moedas de ouro que estavam embaixo dos pratos.

Por conta dessa história, a tradição ganhou força em todo mundo e aqui no Brasil não seria diferente: que tal reservar o dia 29 de cada mês e seguir o ritual da fortuna?

Aproveite para comer nhoque com desconto do Clube NDmais

Apesar de que o nhoque vai bem em qualquer dia da semana, mas hoje, em especial, vale saborear o tradicional nhoque da fortuna e manter as tradições aqui em terras tupiniquins.

Quem assina o Clube NDmais pode aproveitar para saborear as produções do parceiro Nhoque art, que oferece 10% de desconto para quem assina o Clube NDmais.

Assine o Clube NDmais e ganhe 10% de desconto no Nhoque Art

Faça parte do Clube NDmais

O maior clube de benefícios de Santa Catarina conta com uma rede com mais de mil parceiros cadastrados que oferecem até 60% de desconto para quem assina o Clube NDmais. Sem limite de uso, o assinante pode usar na hora e quantas vezes quiser.

São descontos em serviço automotivo, barbearia, cursos de formação profissional, restaurante, hotel, consulta médica e em 20 categorias diferentes.

Tudo isso por apenas R$ 14,90 por mês, menos de R$ 0,49 por dia e ainda com acesso liberado a edição digital do Jornal ND com conteúdo exclusivo dos nossos colunistas regionais e nacionais.

Acompanhe o Clube NDmais nas redes sociais

Acompanhe as publicações do Clube NDmais no Instagram e fique por dentro das novidades de parceiros, descontos exclusivos e sorteios especiais.

+

Clube NDmais

Loading...