Marcos Cardoso

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.


Notas: Carbone Pizzaria / Máscaras, velhas conhecidas / Álcool e violência contra a mulher

Carbone Pizzaria

A Carbone Pizzaria, cuja cozinha tem no comando o chef italiano Filippo Ferrantelli, um dos sócios, é a nova parceira do Clube ND: os assinantes do jornal ganham um brownie com sorvete de sobremesa. Para amanhã (12), Dia dos Namorados, o restaurante recém-reaberto no Square Corporate Park, na SC-401, já está com reservas quase esgotadas, pois vem operando com 50% de sua capacidade.

Máscaras, velhas conhecidas

Para os moradores de São Francisco do Sul, usar máscara no dia a dia não é novidade. Em 2013, o acessório foi recomendado por causa da fumaça tóxica liberada por um grande incêndio em um armazém de fertilizantes. Já em 2015, as cinzas expelidas por um vulcão chileno atravessaram as fronteiras, chegando inclusive na Ilha. Os argentinos cobriram o rosto; aqui, ninguém. Mas era comum vermos o pó fino sobre os carros nas ruas naquele dia escuro.

Álcool e violência contra a mulher

Publicado no site do Iasc (Instituto dos Advogados de Santa Catarina) o artigo “Álcool e Violência: uma Combinação Tóxica Contra a Mulher”, escrito por Leandro Vendruscolo, pesquisador do Nida (National Institute on Drug Abuse), nos Estados Unidos, e Tammy Fortunato, presidente da Comissão de Combate às Violências Contra a Mulher do Iasc. O convite para o cientista formado em farmácia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) se deu quando ela e Janaina Guessser Prazeres, coordenadora de núcleos da entidade, se reuniram com ele, em Baltimore, em dezembro do ano passado.