Pão e Vinho

Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições.


O Douro e seus vinhos magníficos

Primeira região demarcada de vinhos do mundo, o Douro, que primeiramente ficou famoso pelo vinho do Porto, hoje produz vinhos em estilos diversos, estruturados, complexos e longevos

As encostas às margens do rio, repleta de vinhedos – Foto: João LombardoAs encostas às margens do rio, repleta de vinhedos – Foto: João Lombardo

Há dois lugares no mundo que quando vi pela primeira vez, disse para mim mesmo: “existe”. Um deles foi Veneza. Ver o grande canal pela primeira vez, os palazzi foi encantador. O outro lugar foi o Douro. Quando vi pela primeira vez aquela região vinícola do nordeste de Portugal, fui tomado pelo encantamento. Uma conjugação da arquitetura da natureza com o trabalho do homem. Degraus de pedra cobertos de vinhas, formando escadarias curvilíneas que descem do alto das montanhas até as margens do rio. Uma obra de arte, de desafio, de vontade de produzir alguns dos vinhos que estão entre os melhores do mundo.

Um mar de uvas

Tive a oportunidade de percorrer o Douro de três maneiras: de carro, de trem e de barco. Não sei dizer qual é mais emocionante. O carro serpenteia por estradinhas estreitas abertas nas encostas das montanhas, entre os vinhedos.  La embaixo está o Douro, rio lendário que atravessa toda a região.  O trem margeia o rio. Há momentos em que ele parece flutuar sobre as águas. Hoje pode-se fazer a viagem numa restaurada Maria Fumaça. O barco singra as águas do rio, permitindo uma visão de todo o vale, suas encostas e vinhedos. Um lugar mágico.

Ao lado da poesia, o Douro é berço do secular Vinho do Porto, vinho fortificado, feito com as uvas da região. São mais de 100 uvas autorizadas, entre elas as brancas Malvasia Fina, Viosinho, Gouveio, Rabigato e Arinto; e as tintas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta amarela, Tinto Cão, Tinta Barroca, Bastardo e Sousão. Uvas cujos nomes soam inicialmente estranho aos nossos ouvidos, acostumados aos nomes de castas francesas, italianas e espanholas, entre outras, mas promovem uma deliciosa harmonia nos caldos que originam.

Vinhedos históricos

Os patamares descem do alto das montanhas – Foto: João LombardoOs patamares descem do alto das montanhas – Foto: João Lombardo

O Douro é considerado a primeira região demarca de vinhos do mundo. A demarcação data de 1756 e foi conduzida pelo Marquês de Pombal. A região se estende por cerca de 250 mil hectares, dos quais cerca de 45 mil estão cobertos por videiras. Boa parte desses vinhedos, os mais antigos, foi considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A área está dividida em três sub-regiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

Além do Vinho do Porto, a região produz os Douros DOC, brancos, rosados e tintos secos, intensos, frutados e minerais. Vinhos que nascem de uvas geradas por videiras plantadas em terraços cavados no xisto, cujas raízes mergulham fundo no solo árido para encontrar água e nutrientes capazes de gerar excelentes frutos. Vinhos de excelente relação preço x qualidade, intensos, gastronômicos e longevos.

O Douro é uma belíssima área para se conhecer. Uma região única, com muita história, gente hospitaleira, uma gastronomia muito rica e saborosa e, claro, bons e grandes vinhos.

Um Douro DOC

Provei um tinto Douro DOC que gostei bastante. Compartilho com vocês as notas de prova.

Um tinto clássico de Touriga Nacional – Foto: João LombardoUm tinto clássico de Touriga Nacional – Foto: João Lombardo

Dorna Velha Touriga Nacional 2017 – Sociedade Agrícola Quinta do Silval – Douro DOC – Mendiz – Portugal

100% Touriga Nacional. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Produção de apenas 6.666 garrafas. Cor púrpura intensa. Aromas de frutas vermelhas e negras, amoras, mirtilo; nota floral de violeta, toques tostados e de especiarias, baunilha, chocolate, moldura mineral típica da região. Paladar bastante fresco, leve nota sápida, taninos presentes e finos, intenso, estruturado, longo final (Bistek – R$ 109,90).

Bartender premiado em Florianópolis

Tom já foi premiado em vários concursos – Foto: Balako Bar – divulgaçãoTom já foi premiado em vários concursos – Foto: Balako Bar – divulgação

O premiado bartender paulista Tom Oliveira, vencedor, no Brasil, do importante concurso global de mixologia Bacardi Legacy, estará em Florianópolis no próximo dia 21 de julho para participar de uma noite de drinks autorais elaborados com cachaças Premium. Ele virá a convite do também bartender Lucas Gomez e irá preparar os coquetéis no Balako Bar, na galeria NC, Novo Campeche, em Florianópolis. Drinks como a “Pinga Colada” – feito com cachaça, abacaxi e água de coco – e o Latam Martinez – com cachaça envelhecida em carvalho, brandy, vermute rosso, licor de cereja maraschino e bitter de laranja – serão preparados por Tom e Lucas. Entre outros.

Lucas, em ação— – Foto: Balako Bar – divulgaçãoLucas, em ação— – Foto: Balako Bar – divulgação

Os bares de drinks estão em alta no Brasil. Assim como aconteceu com os vinhos, as pessoas estão começando a se interessar e a mergulhar no mundo dos coquetéis. Consequentemente, estão bebendo mais. Esses bares estão crescendo em Florianópolis, junto com a diversidade de preparos e a ousadia. Hoje há drinks em incontáveis estilos, com frutas, chás, ervas, bebidas diversas e até mesmo acompanhados de ingredientes como chocolate, muçarela de búfala e presunto cru.

Um drink acompanhado de chocolate – Foto: Balako Bar – divulgaçãoUm drink acompanhado de chocolate – Foto: Balako Bar – divulgação

“A mixologia é uma arte”, afirma Lucas Gomez. Mixologista é o profissional que estuda as misturas da coquetelaria, pesquisa, desenvolve drinques e elabora cartas. “O profissional precisa ter paladar refinado e buscar equilíbrio nas misturas. É como um enólogo”, explica Lucas. Todos os profissionais da área de coquetelaria são bartenders. Mas os mixologistas são bartenders que respondem pela criação das misturas. É o caso de Tom Oliveira e também de Lucas Gomez.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...