Pão e Vinho

Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições.


Península de Setúbal elabora vinhos com ótima relação preço/qualidade

Portugal vem revelando a cada dia mais vinhos de qualidade, com bons preços. A Península de Setúbal é uma região que cresce nessa relação preço qualidade

A Península de Setúbal fica no sudoeste de Portugal, na margem sul do rio Tejo. Ela ocupa parte da área metropolitana de Lisboa e do norte do distrito de Setúbal. Banhada pelo Oceano Atlântico, é uma região de paisagem exuberante e que, pelas águas azuis que banham seu litoral é conhecida como Costa Azul. Além da bela natureza, a região é famosa pelo delicioso queijo do Azeitão e pelos vinhos que elabora, em particular, o Moscatel de Setúbal.

Um vinho fortificado

O Moscatel de Setúbal é um vinho licoroso de cor âmbar, elaborado na região da Península de Setúbal. Daí o nome. Ao lado do Madeira, do Porto e do raro Carcavelos, ele integra o seleto grupo dos vinhos fortificados de Portugal. Historiadores comentam que gregos e os fenícios deram início ao cultivo e a vinificação da Moscatel na região. Mas foi a partir do século XIV que o vinho ganhou notoriedade nas cortes inglesa e francesa. O Moscatel de Setúbal era levado nas viagens das caravelas às colônias portugueses. E nem todo vinho era consumido na viagem, parte dele retornava nos porões das naus. Devido à ação do calor e outros fatores, o vinho que chegava era considerado melhor do que aquela que saíra. Esse vinho era chamado de “Torna Viagem” ou “Roda”.

A elaboração do Moscatel de Setúbal começa como um vinho normal. As uvas são desengaçadas e prensadas. O mosto fermenta com peles e as grainhas. Quando os teores alcoólico e de açúcar chegam aos níveis desejados, é adicionada aguardente vínica (um destilado de vinho), que encerra a fermentação. O vinho fica em tanques por pelo menos 6 meses com as massas das uvas. Filtrado, o Moscatel de Setúbal deve ter um estágio mínimo de 18 meses em tanques de inox ou carvalho. O Moscatel Roxo precisa amadurecer no mínimo 3 anos antes de ser engarrafado. O Moscatel pode ser encontrado nas versões sem ano de colheita; Colheita (safra indicada no rótulo), Superior (estágio mínimo de envelhecimento de 5 anos, com a aprovação da câmara de provadores), e Moscatéis com idades de 10 anos, 20 anos etc.

O Moscatel de Setúbal é perfeito para acompanhar petiscos em geral, queijos intensos, doces e sobremesas. Também é ótimo para aperitivar e conversar.

Outros vinhos

A região da Península de Setúbal não produz apenas seu famoso Moscatel. Ela elabora também espumantes e vinhos tranquilos brancos, rosés e tintos. Há duas Denominações de Origem (D.O.), Setúbal e Palmela. A D.O. Setúbal tem clima ideal para a produção de vinhos brancos, entre eles o Moscatel de Setúbal. A D.O. Palmela tem vocação para a produção de tintos, principalmente com a uva Castelão, emblemática na região. Mas nessa área também são elaborados Moscatéis de Setúbal.

As principais variedades brancas cultivadas ali são a Moscatel de Setúbal (também conhecida como Moscatel Graúdo ou Moscatel de Alexandria), a Fernão Pires e a Arinto. As uvas tintas mais cultivadas são a Moscatel Roxo, Castelão, a Syrah e a Alicante Bouschet. Há 8 mil hectares de vinhas plantadas na região.

Os vinhos de Arinto e Fernão Pires são frescos, frutados, florais, muito agradáveis. Os rosés elaborados na região também são frutados e florais. Os tintos costumam ser macios, com acidez equilibrada, gostosos de beber. Há também tintos estruturados, com taninos presentes e boa capacidade de envelhecimento. Em geral, os vinhos da Península de Setúbal têm excelente relação preço x qualidade.

Provei alguns vinhos da região. Veja as notas de prova:

BSE 2020 – José Maria da Fonseca – I.G. Península de Setúbal

60% Arinto e 40% Antão Vaz. Sem passagem por madeira. Cor amarela dourada. Cítrico, aromas de frutas tropicais, abacaxi, pêssego, nota mineral. Boca fresca e frutada, boa mineralidade, médio corpo, agradável (Decanter).

Adega de Pegões Colheita Selecionada 2020 – Adega de Pegões – I.G. Península de Setúbal

30% Fernão Pires, 25% Verdelho, 25% Antão Vaz, 10% Chardonnay e 10% Arinto. Envelhecimento de 3 meses em carvalho francês e americano. Cor amarela esverdeada. Aromas cítricos, de frutos tropicais como pêssego e abacaxi, madeira discreta, baunilha, toque de ervas. Boca fresca, acidez gostosa, untuoso no paladar, levemente sápido, longo, equilibrado (Vinhos do Mundo).

JP Azeitão Rosé 2020 – Bacalhoa – I.G. Península de Setúbal

100% Syrah. Sem madeira. Cor rosa levíssima. Aromas de frutas vermelhas frescas, morango, framboesa, romã, notas cítricas e leve mineral. Paladar frutado, muito fresco e agradável, médio corpo, levemente sápido (Portus Cale).

Fernão Pó 2019 – Fernão Pó Adega – I.G. Península de Setúbal

100% Castelão. Sem madeira. Vinho fresco, agradável, próprio para o verão. Cor vermelho rubi com reflexos violáceos, aromas de frutas vermelhas, amora, framboesa, toque floral e nota lembrando resina de pinheiro. Leve no paladar, acidez e tanicidade gostosas (Casa Palla).

4ª Geração Tinto 2018 – Venâncio Costa Lima – D.O. Palmela

Castelão e Syrah. Estágio de seis meses em barricas de carvalho. Aromas de frutas negras, amoras, groselhas, especiarias doces e picantes, baunilha e pimenta preta. Acidez gostosa, taninos presentes e finos, encorpado e equilibrado (ainda sem importador no Brasil).

Moscatel de Setúbal Fortificado 2018 – Sociedade Vinícola de Palmela – D.O. Setúbal

100% Moscatel de Setúbal. Sem estágio em madeira. Com âmbar claro. Gostosos aromas de cítricos frescos, laranja cristalizada, damasco, notas de mel, caramelo, passas-rubi, toque balsâmico. Fresco no paladar, acidez que equilibra a doçura e torna o vinho agradável, guloso (Satori).

Moscatel de Setúbal 2018 – Sivipa – D.O. Setúbal

100% Moscatel de Alexandria – Cor âmbar claro, aromas cítricos, notas de flor de laranjeira, frutos secos como o damasco, mel e um toque de chá. Gostoso em boca, acidez que equilibra a doçura residual, intenso, longo (Buena).

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...