Piquenique urbano: um programa gostoso para as férias

Um sanduiche farto, uma salada gostosa e um suco saudável farão um cardápio perfeito

Se as suas férias já acabaram, mas as das crianças continuam, pelo menos, até o Carnaval, coloque a criatividade a funcionar. Que tal aproveitar que o horário de verão só termina em 21 de fevereiro e esticar o dia até mais tarde em um piquenique no meio da cidade? Sim, se não dá para ir à praia ou ao campo nos dias de semana, o jeito é aproveitar os espaços urbanos, juntar a turma e se divertir. Aonde? Na Beira-mar, nas praças, no Horto Florestal (Parque São Jorge), no Parque Estadual do Rio Vermelho, no lago da Pedra Branca (Palhoça) ou, no fim de semana, nas vinícolas de São Joaquim, que já oferecem o pacote completo. Um sanduíche farto, uma salada gostosa e um suco saudável farão um cardápio perfeito.

Sanduíche Surpresa

Daniel Queiroz/ND

2 pães italianos, pequenos
Molho de maionese a gosto
4 fatias de presunto
4 fatias de mortadela
12 fatias de salame
8 fatias de queijo mussarella
8 fatias de tomate
Salada a gosto (alface, rúcula, agrião ou outros)

1. Tire uma tampa dos pães italianos e “cave-os”, de forma a deixá-los bem vazios e com a casca íntegra.
2. Passe molho de maionese no fundo dos pães e comece a montagem, intercalando as fatias de frios com as de tomate e a salada. Deixe bem recheados.
3. Tampe os pães e agora fatie-os, como se fossem um bolo.

Pick nick ou piquenique?

Monica Correa/Vinícola Monte Agudo/Divulgação/ND

A palavra teria vindo do inglês pick (apanhar) + nick (instante), embora os franceses defendam que a palavra tenha origem em piquer (comer bocadinhos, beliscar) + nique (algo pequeno, sem valor).

Check list
Não se esqueça de levar: água/sucos, abridor de garrafa, frutas frescas, guardanapos, máquina fotográfica, mantinha para estocar no chão, protetor solar, repelente, kit de primeiros socorros, sacos para lixo.

E para beber, um suco verde
A dica é da nutricionista Adriana Salum: quatro rodelas de abacaxi, quatro folhas de couve, dois copos de suco de laranja, três lascas finas de gengibre e gelo, tudo batido no liquidificador. Leve e refrescante!

ILha Pescados/Divulgação/ND

Ilha Pescados no Mercado São Jorge
A Ilha Pescados, referência em frutos do mar (o melhor salmão, na minha opinião) e produtos para gastronomia oriental, abriu novo ponto, além da matriz no bairro João Paulo e da loja da Rua Alves de Brito. A nova loja, agora no Mercado São Jorge, no bairro do mesmo nome, vai facilitar a vida de quem busca produtos orgânicos e naturais.

Coqueiro/Divulgação/ND

Salada de macarrão parafuso com sardinha
250g de macarrão parafuso
2 latas pequenas de sardinha em óleo
1 xícara (chá) de maionese
1 colher (sopa) de suco de limão
1 tomate pequeno, sem sementes e cortado em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
1 cenoura pequena ralada no ralo grosso
meia xícara (chá) de milho em conserva
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
50g de queijo mussarela cortado em cubos pequenos
1. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra e reserve até esfriar. Retire a sardinha das latas, escorra, retire as espinhas e corte em pedaços menores. Reserve.
2. Em uma tigela grande, coloque a maionese, o suco de limão, o tomate, as azeitonas, a cenoura, o milho, o cheiro-verde, a mussarela, o macarrão frio e a sardinha reservados. Misture delicadamente e leve à geladeira por 30 minutos ou até o momento de servir.
3. Fonte: Sardinha em óleo Coqueiro

Loading...