Por que brindamos com espumante no Ano Novo?

De pular sete ondas a colocar folha de louro na carteira, conheça de onde surgiu a tradição de espumante no Ano Novo

A virada de ano é carregada de rituais: tem quem goste de pular sete ondas, colocar folha de louro na carteira, usar roupa branca, comer 12 uvas e guardar as sementes e por aí vai. Mas tem uma tradição também muito conhecida, mas que não se sabe o motivo: por que brindamos com espumante no Ano Novo?

Brindar com espumante no Ano Novo é uma tradição que começou ainda na Europa – Foto: iStock/DivulgaçãoBrindar com espumante no Ano Novo é uma tradição que começou ainda na Europa – Foto: iStock/Divulgação

De tradição europeia, brindar com espumante a virada do ano era uma exigência da alta sociedade da época, que tinha o hábito de comemorar as conquistas do ano que passou. Nas crenças da realeza, só a cor da bebida e bolhas já combinavam com a comemoração e o espumante dava a sensação de coisas boas a caminho.

Assine o Clube NDmais e tenha até 15% de desconto na Armas & Vinhos 

Por ser mais caro que os vinhos, os espumantes caíram no gosto por ser uma bebida refinada e significa status, já que só a realeza tinha condições de provar dessa bebida criada no século 16.

Por conta dessa tradição que começou na sociedade europeia, o espumante é uma bebida sempre lembrada e consumida em épocas de festividade. Aqui no Brasil, por exemplo, o costume é estourar espumante no Ano Novo.

Assine o Clube NDmais e tenha 15% de desconto na Vino Wine Bar 

Faça parte do Clube NDmais

O maior clube de benefícios de Santa Catarina conta com uma rede com mais de mil parceiros cadastrados que oferecem até 60% de desconto para quem assina o Clube NDmais. Sem limite de uso, o assinante pode usar na hora e quantas vezes quiser.

São descontos em serviço automotivo, barbearia, cursos de formação profissional, restaurante, hotel, consulta médica e em 20 categorias diferentes.

Assine o Clube NDmais e tenha 5% de desconto na Essen Vinhos 

Tudo isso por apenas R$ 14,90 por mês, menos de R$ 0,49 por dia e ainda com acesso liberado a edição digital do Jornal ND com conteúdo exclusivo dos nossos colunistas regionais e nacionais.

Acompanhe o Clube NDmais nas redes sociais

Acompanhe as publicações do Clube NDmais no Instagram e fique por dentro das novidades de parceiros, descontos exclusivos e sorteios especiais.

+

Clube NDmais

Loading...