Primavera: saiba como economizar com os alimentos da estação

Apesar de serem produzidos ao longo de todo o ano, alimentos da primavera tem benefícios pela facilidade de cultivo, armazenamento e transporte

Com a chegada da primavera, uma série de alimentos também passam a ser produzidos com sabores e qualidades específicas. Ameixa, batata, aipo, rabanete, couve-flor e pêssego são alguns dos exemplos de alimentos da estação. Esses produtos são mais nutritivos e garantem uma economia para o consumidor.

Alimentos da primavera possuem água na composição e auxiliam na proteção da pele contra a maior incidência do sol – Foto: Divulgação/ Epagri/ NDAlimentos da primavera possuem água na composição e auxiliam na proteção da pele contra a maior incidência do sol – Foto: Divulgação/ Epagri/ ND

Eles são mais saborosos por amadurecerem de forma mais rápida e natural, informa a nutricionista Manuela Barcellos. “Também são mais saudáveis porque dispensa a necessidade de utilizar uma grande quantidade de tópicos e aditivos químicos que aceleram o processo de amadurecimento”.

Alimentos da primavera são aqueles que tem água na composição e um nutriente chamado betacaroteno. Juntos, segundo a nutricionista, esses elementos auxiliam na formação de um pigmento que protege a nossa pele do sol, que começa a aparecer com maior incidência em algumas regiões.

Edmilson Costa Moreira, diretor da Ceasa/SC (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina), acrescenta que esses alimentos, além dos benefícios ao consumidor, são bons para o meio ambiente.

“As frutas possuem um tempo de amadurecimento bem regrado. Ao produzir fora da estação, são utilizados mais recursos hídricos, fertilizantes e minerais”.

Menores preços

Outra vantagem levantada por Edmilson é o preço mais baixo. “Quando a produção de hortifrutigranjeiros obedecem aos fatores climáticos e época, a qualidade e quantidade colhida aumentam significativamente diminuindo os preços para o consumidor”.

“O produto da época, especialmente da nossa região, tem menor custo de transporte, o que favorece o preço final ao consumidor. Além disso, as características dos produtos são mais preservadas pela cadeia logística mais curta”, adiciona Matheus Cristiano, gerente de informações e análises da Ceasa/SC.

Produtos da primavera em SC

Frutas: abacaxi; laranja; melão; melancia; mamão; manga; pêssego; morango; ameixa; e goiaba.

Legumes: batata; aipo; rabanete; couve-flor; broto; vagem; nabo; milho; ervilha; berinjela; chuchu; aipim; beterraba; batata-doce; alho poró; batata inglesa; cenoura; e pimentão amarelo.

Verduras: taiá; rúcula; salsa; cebolinha; repolho; alface; radite; hortelã; manjericão; tomilho; salsão; e espinafre.

+

Gastronomia

Loading...