Saladas para a Páscoa: fáceis de fazer

A salada pode ser o prato principal da sua Páscoa. Mãos à obra!

A sobremesa já está escolhida: ovos de chocolate em profusão, ou mesmo a típica colomba. O prato principal costuma ser bacalhau, mas a gente pode variar a forma de prepará-lo. Já pensou em fazer uma saborosa e rica salada? Feliz Páscoa!

Bacalhau harmoniza com …

Decanter/ND

Bacalhau e vinho português: bom casamento

Vinho
A sugestão é da Importadora Decanter: Quinta de Gomariz Vinho Verde Colheita Selecionada (foto). No aroma, lichia, nectarina e especiarias. É um vinho fresco, com notas florais e ligeira mineralidade. Vibrante, charmoso, constante na boca e equilibrado. Acompanhe no WWW.ndonline.com.br a receita de bolinho de bacalhau da chef Cláudia Mezomo, da Enoteca Decanter Blumenau.
Cerveja
Fábio Bax, gerente de inovação da Schincariol, sugere três rótulos: Baden Baden Golden, suavemente adocicada e encorpada, harmoniza por contraste; a Baden Baden 1999, de aroma intenso de lúpulo, e a Eisenbahn Rauchbier, com aroma de malte defumado, ambas neutralizando os fortes temperos do prato, o que faz a harmonização por semelhança.

No mercado tem …

Luciane Daux/ND

Presente – O destaque do Emporium Bocaiuva é a lata em forma de coelho. Dentro, um coelhinho e alguns ovinhos, tudo em chocolate suíço, da Lindt. Já a Syga Verde tem, entre outras delícias, as trufas francesas.

Do freezer para o micro-ondas – A loja Imperatriz Gourmet oferece três opções, na linha Gourmet Express, de pratos congelados com bacalhau: arroz de bacalhau, bacalhau espiritual e medalhões de bacalhau à moda gourmet (foto), os dois últimos em edição limitada para esta Páscoa.
Colomba exclusiva – O Hippo traz para essa Páscoa a Colomba de frutas cristalizadas, produzida diretamente no Supermercado. Além disso, oferece produtos para quem tem intolerância à lactose, glúten ou açúcar como os ovos de páscoa de Alfarroba.

aventaldeseda.com

Salada e bacalhau com grão de bico

2 postas de bacalhau dessalgado, escaldado, em lascas
500 g de grão de bico cozido
1 pimentão verde em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 dentes de alho
2 cebolas picadas
salsa picada
vinagrete

1. Numa frigideira aqueça o azeite com os dentes de alho e frite os pimentões.
2. Numa saladeira ponha o grão de bico, o bacalhau, os pimentões com o azeite onde fritaram, as cebolas e a salsa picada. Tempere com vinagrete. Envolva tudo muito bem e sirva.
3. Fonte: WWW.aventaldeseda.com

Café Antiquário/ND

Salada de bacalhau
Refrescante e diferente. O prato tem bacalhau em lascas, alface americana, batata inglesa cozida, azeitona preta, tomate picado, salsinha, pimenta do reino e manjericão. A receita é do Café Antiquário (Brasília).

Bolinho de bacalhau
Chef Cláudia Mezomo, da Enoteca Decanter Blumenau.
6 porções
* 1kg de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado
* 2 dentes de alho picadinhos
* 3 colheres (sopa) de alho poró bem picado
* 500 g de purê de batata bem sequinho e ainda quente
* 4 colheres (sopa) azeite extravirgem
* 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
* sal
* pimenta do reino, moída na hora
* óleo de milho para fritar
Preparo:
Aqueça o azeite, junte o alho e o alho-poró e doure rapidamente. Junte o bacalhau desfiado, seque rapidamente em fogo alto até sair toda água. Junte o purê, misture bem, acerte o sal e a pimenta e por último acrescente a farinha de trigo.
A massa deve ficar bem homogênea e fácil de trabalhar. Se necessário, acrescente um pouquinho de farinha. Molde os bolinhos e gele-os.
Frite em óleo quente e escorra em papel toalha. E bom apetite!!!
Pulo do gato:
Depois de escorrer as batatas, devolva-as ao fogo na mesma panela até que sequem completamente antes de espremer.