Sobremesa diferente! Arroz doce em forma de sorvete

Francine Faucz ensina a receita gelada com sabor surpreendente para o verão

Quem não conhece o arroz doce servido quentinho com canela? A comida é tipicamente encontrada em festas juninas, mas já ganhou espaço nos cardápios e é oferecida também em restaurantes. Só que a cozinheira, Francine Faucz, aprendeu com o companheiro, que é chef de cozinha, um arroz doce gelado.

Arroz doce: o sabor delicioso e diferente de sorvete – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesArroz doce: o sabor delicioso e diferente de sorvete – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

A curiosidade é grande para descobrir o aspecto e sabor. A Francine garante “o sorvete vai lembrar o sabor do arroz doce, mas você não irá sentir o arroz”. É que o ingrediente principal da receita será triturado.

O preparo é super prático. A espera pelo ponto certo de servir o sorvete é que demora mais, cerca de 4 horas no congelador. Só que vale a pena! “Meus filhos comem direto e gostam”, afirma Francine.

Para você testar essa receita diferente irá precisar de dez ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 500ml de água quente
  • 600ml de leite quente
  • 1 caixa de leite condensado
  • 200g de creme de leite
  • Leite de coco
  • Essência de baunilha
  • Cravo
  • Canela em pó
  • Canela em rama

Leve ao fogo uma panela para começar o preparo. Pode fazer o arroz do jeito que você já tem o hábito de cozinhar. Quando ele estiver quase pronto você vai despejar sobre ele o leite morno e o leite condensado. Acrescente a canela em rama, alguns cravos e gotinhas de essência de baunilha. Misture e deixe ferver. Depois é só desligar o fogo e aguardar esfriar.

Feito isso é hora do próximo passo: triturar. Coloque o preparo no liquidificador e acrescente o creme de leite. “Se você usa o creme de leite caixinha, você vai ter o soro incorporado ali e essa receita vai ficar mais líquida. Se você usa o de lata, você põe um pouquinho na geladeira antes de abrir, o soro e o creme de leite se separam maravilhosamente bem. Aí com uma colher  escorra o soro e a sobremesa  ficará mais cremosa, mais densa.” A dica de ouro é do Rogerio Sebrão, aluno de Gastronomia da UniSociesc.

Aluno de gastronomia da UniSociesc sugere alteração para destacar sabor da sobremesa – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesAluno de gastronomia da UniSociesc sugere alteração para destacar sabor da sobremesa – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

É no liquidificador que Francine acrescenta meia garrafinha de leite de coco para dar mais sabor ao sorvete. Outra alternativa apontada pelo Rogerio é incorporar amburana. “É uma planta não convencional, o famoso matinho, uma coisa que normalmente você não encontra em mercados e que vai realçar o sabor. Você usa em pudim, em sobremesas para dar o up”.

Quando estiver tudo batido, coloque o líquido no recipiente que será levado para o congelador. Entre 4h e 5h depois, ao retirar o sorvete, você vai se surpreender! A sobremesa está durinha e gelada, lembra flocos de gelo e com aspecto cremoso mesmo sem ter na composição ingredientes característicos para a preparação do sorvete.

Depois de 4h no congelador é só servir com raspas de laranja – Foto: Reprodução/Três Oitavos FilmesDepois de 4h no congelador é só servir com raspas de laranja – Foto: Reprodução/Três Oitavos Filmes

É só escolher uma taça e servir. Decore com raspas de laranja e refresque seu paladar no verão.

+

Minha Receita no ND+

Loading...