Pão e Vinho

Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições.


Spaghetti alla Carbonara, um prato tipicamente romano

A receita original é simples, leva apenas cinco ingredientes: bacon, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino. Além do spaghetti, claro

O Spaghetti alla Carbonara é um prato típico romano. A receita original é simples, leva apenas cinco ingredientes: bacon, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino. Além do spaghetti, claro. Com correção de sal no final, se necessário.

Spaghetti alla Carbonara, um prato romano – Foto: João Lombardo/NDSpaghetti alla Carbonara, um prato romano – Foto: João Lombardo/ND

No Brasil é muito difícil encontrar o guanciale, que é uma espécie de bacon não defumado feito com a bochecha do porco. Então se usa o bacon. Também muita gente prefere o queijo parmesão ou grana padano ao pecorino, mais salgado e forte.

A origem do preparo é controversa. Uma das versões remete a receita aos carbonai, antigos produtores de carvão vegetal na vizinha região da Umbria. Outra fala que o prato vem dos revolucionários Carbonários, do século XIX.

Uma versão bastante comentada é a de que o prato veio com a retomada de Roma pelos soldados-norte americanos, em 1944, na segunda guerra mundial. Um cozinheiro local teria preparado a receita com os ingredientes que os soldados carregavam em suas mochilas: bacon, ovos e macarrão.

Independente da história, o fato que esse clássico voltou forte à mesa e hoje é preparado e cultuado nos principais restaurantes italianos do mundo.

Vinhos brancos frescos, com boa estrutura, acompanham bem o prato. Em Roma, ele costuma ser servido com Frascati, o vinho dos romanos. Eu acompanhei o preparo com um Fiano de Avelino, da vizinha região da Campania. Escolha seu branco, prepare o prato e bom apetite!

Loading...