Tradicional Festa de São Pedro segue até 3 de julho em Gaspar

Além da programação religiosa, que leva fiéis de diversas regiões à cidade, a culinária é um grande atrativo da festa

A tradicional Festa de São Pedro Apóstolo, que acontece em Gaspar, no Vale do Itajaí, este ano chega a sua 172ª edição. Os festejos ao santo padroeiro da cidade começaram na quinta-feira (29) e seguem até o domingo (3) com programação religiosa, culinária e diversão.

Tradicional festa segue até dia 3 de julho. - Raquel Bauer/ ND
1 2
Tradicional festa segue até dia 3 de julho. - Raquel Bauer/ ND
Igreja São Pedro Apóstolo é um dos cartões postais de Gaspar. - Raquel Bauer/ ND
2 2
Igreja São Pedro Apóstolo é um dos cartões postais de Gaspar. - Raquel Bauer/ ND

A 172ª edição da festa marca também um momento de retomada após dois anos de pandemia. O padre da Paróquia São Pedro Apóstolo, Frei Pedro, destaca que o retorno vem com um vigor ainda maior. “Creio que nós estamos sentindo aquilo que significa a própria festa, um momento de alegria, de celebrar a vida, de confraternização, de encontro, de celebração e que nos faz revigorar as nossas raízes e a nossa vida”, afirma.

A festa, que é considera a mais antiga do Vale Europeu, já que o primeiro festejo em comemoração a São Pedro aconteceu em 1580, traz, além da programação religiosa, que atrai fiéis de todas as regiões, uma culinária de dar água na boca. Os visitantes aguardam com ansiedade pelas delícias de São Pedro, como o buffet de sopas, churrasco, pasteis, cucas, e o tão aguardado sonho.

Programação

– Quinta-feira (30):  É dia de saborear um delicioso buffet de sopas, que será servido a partir das 18h. Já na programação religiosa inicia às 17h com a Santa Missa da Saúde/Enfermos. Às 19h, a missa da Tríduo de São Pedro com a temática “Pedro, a rocha que funda a igreja cristã. Francisco, a rocha que reconstrói a Igreja de Cristo”.

– Sexta-feira (1°): As tradicionais delícias da Festa de São Pedro já estarão disponíveis no período da manhã. A partir das 9h já é possível comprar o delicioso sonho, bolo, pastel e café. Mais tarde, a partir das 17h, haverá completo serviço de bar e cozinha, roda da fortuna, pescaria, pinhão, bingo e churrasco. E às 19h, Santa Missa do Tríduo de São Pedro, com o tema “Pedro o homem simples que torna-se a base da Igreja. Francisco o homem humilde que acolhe aos pobres e sofredores”.

– Sábado (2): A programação começa cedinho, a partir das 8h, com a venda de sonho, bolo, pastel e café. Já às 11h, o tradicional churrasco de igreja e completo serviço de bar e cozinha começam a ser vendido. Às 17h, completo serviço de bar e cozinha, roda da fortuna, pescaria, pinhão, bingo e churrasco. E às 20h, começa a roda dos animais. Na parte da programação religiosa, às 16h acontece a Santa Missa de celebração com toda a Catequese Paroquial e às 19h, Santa Missa do Tríduo de São Pedro, com o tema “Pedro funda a igreja dos irmãos que partilhavam tudo entre si. Francisco deixa o legado da pobreza a todos os irmãos”.

– Domingo (3): No último dia de festa, a programação começa também às 8h, com a venda de pastel, sonho, bolo e café. Às 9h, a tradicional Missa Solene com os Festeiros. No mesmo horário, a festa inicia com completo serviço de bar e cozinha, roda da fortuna, pescaria, pinhão, bingo e churrasco. A partir das 11h, o leilão de gado e, finalizando a grandiosa festa, às 19h acontece a última missa em homenagem ao padroeiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Gastronomia

Loading...